Busca rápidaX


MANCHETES

Estiagem já causa impactos na bacia leiteira da região de Ijuí

8 de janeiro de 2020

A falta de chuva já causa impactos na bacia leiteira da região. A má qualidade do milho, principal produto da silagem, afeta diretamente na produtividade e no custo da produção, devido a necessidade de investir em ração. A informação é do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Augusto Pestana, Volnei Hasse, o qual também afirma que os impactos na produtividade de leite no município pode ser de até 60%.

O município de Augusto Pestana acumulava, em anos anteriores, uma produção que ficava entre 40 e 50 toneladas de silagem, sendo que neste ano, a média é de 20 toneladas. Devido ao alto custo de produção, o número de produtores que trabalham com gado leiteiro têm diminuído em Augusto Pestana. De acordo com o Presidente, em 2018 cerca de 330 famílias trabalhavam na área, sendo que em 2019, o número reduziu para 280.

Conforme Volnei Hasse, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Augusto Pestana, a Famurs, Fetag e demais representantes da categoria, estarão reunidos na próxima quinta-feira, dia 9, com o governo do estado, para discutir sobre a estiagem. A categoria salienta que deve propor ao governo auxílios como o preço mínimo da saca de milho e pagamento do frete, assim como ocorreu na estiagem de 2012.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí