Busca rápidaX

Estiagem: produtores de Tupanciretã colhem de 9 a 14 sacas de soja por hectare

4 de março de 2020

O início da colheita da soja da atual safra no Rio Grande do Sul, aponta redução de rendimento em várias regiões, devido à estiagem. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o coordenador do núcleo da Aprosoja em Tupanciretã, José Domingos Lemos Teixeira, disse que esse é um dos piores momentos da agricultura.

Segundo ele, em Tupanciretã há casos de produtores que estão colhendo de 9 a 14 sacas de soja por hectare. Nos últimos oito anos, a produtividade chegou a 70 ou 80 sacas por hectare.

Além de repercutir no comércio, que poderá ter quebra nas vendas, visto a descapitalização dos agricultores, José Domingos Lemos Teixeira destaca que o Rio Grande do Sul vai ter problemas para produção de sementes à próxima safra de soja.

O representante da Associação dos Produtores de Soja acredita que na safra de inverno deste ano deverá aumentar as áreas com trigo, canola, aveia e centeio, visto a necessidade de compensar as perdas com a soja. Até mesmo a próxima safra de milho deverá ter acréscimo no território gaúcho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí