Busca rápidaX

Estradas, agroindústrias e água estão os investimentos de novo programa agrícola do Estado

3 de dezembro de 2021

O governo do Rio Grande do Sul vai investir 275 milhões e 900 mil reais no programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, anunciado ontem à tarde. Do total, 201 milhões de reais serão para irrigação, 35 milhões e 300 mil para fortalecimento da agricultura familiar e 39 milhões, 150 mil reais para melhorias de acessos a propriedades. Haverá, por exemplo, incentivo a projetos de irrigação e construção de açudes, financiamento para pequenos agricultores e agroindústrias familiares, ainda perfuração de poços artesianos.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covati, disse que o programa deve começar a operacionalização em janeiro próximo, pois neste mês o governo gaúcho precisa encaminhar os trâmites burocráticos. Silvana Covati ainda explicou que haverá convênio com prefeituras que receberão maquinários, em forma de concessão, por exemplo, para efetuar melhorias em estradas ou acessos a propriedades rurais.

Em todo o Rio Grande do Sul o Avançar na Agropecuária ainda pretende construir seis mil micro açudes e mil e 500 cisternas a fim de armazenar água para animais e irrigação. A iniciativa também vai perfurar 750 poços artesianos, com instalação de redes para distribuir água potável à população. No que se refere à irrigação, o Estado vai repassar subvenção de 15 mil reais por agricultor. O interessado poderá financiar projetos irrigação por meio de linhas de crédito do Banrisul, Badesul e BRDE e sistemas de crédito cooperativo. Esse projeto substitui o programa “Mais Água, Mais Renda”.

Entre as ações para o fomento à agricultura e agroindústrias, haverá 19 milhões de reais para contratação de 705 financiamentos para compra de máquinas, equipamentos e insumos que poderão ser acessados por agricultores com operacionalização via Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais, o Feaper.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí