Busca rápidaX


MANCHETES

Etnia Afro inaugura casa no Parque de Exposições de Santo Ângelo

20 de novembro de 2019

Celebra-se nesta quarta-feira (20) o Dia da Consciência Negra, em referência a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro. Em Santo Ângelo, a data foi marcada pela inauguração da Casa da Etnia Afro-Brasileira no Parque de Exposições Siegfried Ritter.

O ato inaugural reuniu membros da diretoria e associados do Grupo Cultural Negras Raízes, autoridades e convidados. A obra teve investimento de R$ 180 mil com recurso obtido através de emenda parlamentar do senador Paulo Paim e contrapartida do Município. O imóvel foi construído com traços arquitetônicos da cultura africana e conta com cem metros quadrados.  O professor e ex-vereador Gilberto Corazza representou o senador Paulo Paim e destacou que a concretização do projeto é um somatório de esforços, mas fez questão de ressaltar a figura da professora Neusa Farias, que presidiu o Grupo Cultural Negras Raízes por quatro mandatos e liderou a busca pela construção da sede. “Esse será um espaço de encontro, de integração e de resistência cultural. O Brasil foi o primeiro país da América a implantar a escravatura e o último a abolir, uma marca negativa. E hoje o racismo continua, mesmo que disfarçado, mas segue oprimindo e provocando desigualdade”.

Em nome do Grupo Cultural Negras Raízes, falou o professor Antão Barcelos. Ele agradeceu ao apoio da administração municipal e da Câmara de Vereadores. “O movimento negro de Santo Ângelo está comemorando a concretização de um sonho de 30 anos. Valeu à pena. São inúmeras as pessoas envolvidas, que não desistiram, que persistiram e hoje estão vendo seu sonho concretizado”. Antão ainda agradeceu o apoio que as demais etnias instaladas no  parque estão dando para o movimento afro.

O prefeito Jacques Barbosa disse que a sede servirá para confraternizações da comunidade afro e, especialmente, para a valorização da sua cultura. “É o quarto espaço de etnias no parque de exposições, onde a comunidade pode desfrutar de momentos importantes do ponto de vista cultural e de lazer”.

Ao descerrar a placa da inauguração ao lado do prefeito Jacques Barbosa, o presidente do Grupo Cultura Negras Raízes, José Daniel Amarante, lembra que a entidade foi fundada em 1989 já com o sonho de ter um espaço próprio para mostrar sua cultura e gastronomia. Prestigiaram o ato, o vice-prefeito Bruno Hesse; coordenadora regional de Educação, Rosa Maria de Souza; secretários municipais Neusa Cavalheiro (Cultura); Vando Ribeiro de Souza (Turismo); Hélio Costa (Administração) e Luiz Gilmar Borges (Agricultura); vereadores Jacqueline Possebom, Valdonei da Luz, Valter Mildner, Lucas Lima e Zilá Andres.

Fonte: Assessoria de imprensa Prefeitura de Santo Ângelo