Busca rápidaX

MANCHETES

Evento nesta sexta em Cruz Alta marca 50 anos da ‘casa Museu’ onde nasceu o escrito Erico Veríssimo

16 de janeiro de 2019

A “Casa Museu Erico Veríssimo”,localizada em Cruz Alta, completará no dia 19 de janeiro 50 anos de inauguração. O local é administrado pela prefeitura municipal de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Na próxima sexta-feira (18) um coquetel marcará as comemorações de 50 anos de criação da Casa Museu Erico Veríssimo. A recepção, que acontecerá à partir das 18h30 ainda será marcada pelo lançamento do fôlder de divulgação do Museu, produzido pelo Designer Sandro Pinheiro Dias.

Ao longo desses 50 anos, milhares de pessoas, de todos os Estados do Brasil e de diversos Países, visitaram a instituição, sendo um ponto de atração cultural e turístico de grande interesse.

Histórico

Local de nascimento do escritor Erico Veríssimo, o velho casarão é um dos prédios mais antigos da cidade e foi construído em 1883. Poucos anos depois, foi adquirido por Franklin Veríssimo, avô do escritor. O imóvel permaneceu com a família até ser leiloado em 1930.

Em 1968 a prefeitura de Cruz Alta comprou o prédio com o fim de fazer um museu em homenagem ao filho ilustre. No dia 19 de janeiro de 1969, a administração municipal inaugurou o museu, que primeiramente abrigava, além de acervo da vida e obra do escritor, objetos do cotidiano histórico da cidade, material este que foi transferido para o Museu Municipal e Arquivo Histórico.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1984, o prédio passou por restaurações nos anos de 1986, 1998 e entre 2005 e 2007. Em 1986, passou a funcionar também a Fundação Erico Veríssimo. A Casa Museu  abriga um acervo composto por originais, fotografias, documentos e objetos do autor. Possui ainda um auditório para 50 pessoas, onde são recepcionados os grupos de turistas ou de escolas para uma prévia apresentação sobre a instituição e a vida e obra do escritor cruz-altense.

A Casa fica aberta de segunda à sexta das 8h às 14h, com exceções para agendamento prévio. Neste sábado, data comemorativa do local, o mesmo estará em funcionamento o dia todo.

Compartilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta / AI

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!