Busca rápidaX

Eventos em municípios e protesto na BR 285, em Ijuí, marcam Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2019

O dia de hoje vai ser movimentado na região de Ijuí, em razão do transcurso do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira. Em Catuípe haverá encontro regional de mulheres trabalhadoras rurais, na comunidade de Vista Alegre.

Participarão moradoras de Catuípe, Ajuricaba, Nova Ramada, Ijuí, Bozano e Coronel Barros. De Ijuí vai partir um ônibus, logo mais, às 8 horas e 15 minutos, defronte a antiga rodoviária, centro da cidade, a fim de transportar trabalhadoras rurais de Ijuí, Bozano e Coronel Barros.

No início desta tarde, as participantes do evento em Catuípe se deslocarão para Ijuí a fim de participar de mobilização que vai ocorrer na BR 285, imediações do trevo do hospital Bom Pastor. O protesto, iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, visa requisitar garantia de direitos para o meio rural, especialmente mulheres.

A manifestação vai acontecer a partir das 14 horas e 30 minutos, com entrega de panfletos aos motoristas que transitarem pela rodovia. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, frisa que também estarão no movimento na Colmeia do Trabalho as participantes do encontro de mulheres em Augusto Pestana, que vai ocorrer hoje no Centro de Convivência.

Além disso, são esperadas trabalhadoras rurais de Jóia, Condor, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto e Chiapetta. Além dos encontros de mulheres em Ijuí e Augusto Pestana, que acontecem hoje, também a manifestação na Colmeia do Trabalho, a Fetag vai promover vários outros eventos com trabalhadoras rurais pelo Estado nesta sexta-feira.

m Santa Bárbara do Sul, haverá encontro regional de mulheres do Alto Jacuí. Em Santa Rosa vai ocorrer Marcha em Defesa dos Direitos da Classe Trabalhadora, na praça da Bandeira. No campus Cerro Largo vai acontecer evento da regional Missões UM da Fetag. Já em São Luiz Gonzaga haverá evento de mulheres da regional Missões DOIS da Fetag.

A mobiliação de mulheres rurais, nesta sexta-feira, através da Fetag, tem como um dos principais eixos evitar que haja mudança na idade para as aposentadorias rurais, como prevê o projeto do governo federal.

A entidade ainda quer a manutenção da contribuição dos agricultores para a Previdência Social por meio da venda da produção, sem valor extra. A Fetag também reivindica a reversão do decreto da União que retira subsídios para a energia elétrica do interior, ainda dinheiro para seguro e financiamentos agrícolas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: Fetag

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!