Busca rápidaX


MANCHETES

Ex-árbitro Márcio Chagas é alvo de novo ataque racista

25 de fevereiro de 2019

O ex-árbitro e hoje comentarista de arbitragem, Márcio Chagas da Silva, foi novamente vítima de ataques racistas na internet. No domingo após a partida entre Avenida e Internacional, em que trabalhou comentando a arbitragem, um internauta usou o Instagram para ofendê-lo racialmente.

 
Márcio Chagas postou um print das mensagens privadas ofensivas que recebeu de um usuário no Instagram. Em resposta ao xingamento escreveu que “Nos encontramos na Justiça daqui alguns dias para você esclarecer sobre minha cor” e continuou: “Sou preto com muito orgulho pena que isso te incomode… não me surpreende teu comentário” e finalizou chamando o internauta de “racista”.

Na postagem em que denuncia a ofensa em seu Instagram, Márcio Chagas postou o seguinte desabafo:

“Sinceramente não entendo até quando a cor da pele será motivo para tamanho ódio. Tive o cuidado necessário para não expor o agressor que se manifestou através do direct do meu Instagram, após o término da partida de ontem. Se eu aceitar e me calar, naturalizando essa situação, estarei me boicotando e traindo toda a luta que vem sendo enfrentada há anos. Não quero nada, apenas respeito para poder ensinar meus filhos que não somos mais e nem menos. Estou engasgado mais uma vez com esses racistas covardes.”

Após a postagem, diversos internautas mostraram apoio a Márcio Chagas e sugeriram as devidas providências contra o agressor.

Vale lembrar que Márcio Chagas se aposentou dos gramados logo após um incidente racista em jogo entre Esportivo e Veranópolis, disputado na Montanha dos Vinhetos, em Bento Gonçalves. Sobre o referido episódio somente quatro anos depois o clube da Serra foi condenado a indenizar o ex-árbitro em R$ 15 mil. Na esfera esportiva, o Esportivo foi punido com a perda de pontos e multa em R$ 60 mil.

Márcio Chagas já tinha sido vítima de racismo em 2005, no jogo entre Encantado x Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. Na ocasião, o técnico Danilo Mior, do Encantado, o chamou de “negrão coitado”. O árbitro relatou o fato em súmula e o treinador acabou suspenso por 60 dias pelo TJD-RS.

Pelo que escreveu em seu Instagram, Márcio Chagas vai acionar a justiça para a devida punição ao agressor. Que assim seja e que a Justiça não perca a oportunidade de punir e dar exemplo para que novos casos não aconteçam.

Fonte: Por Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol