Busca rápidaX

Executivo de Catuípe divulga nota após primeiro caso de Covid-19 no município

11 de junho de 2020

O município de Catuípe registra o primeiro caso da Covid-19. Nesta quinta-feira, o Executivo divulgou nota sobre a situação. Amanhã, 12, a prefeitura vai realizar barreira sanitária. As ações acontecerão em locais específicos do município e onde há maior circulação de pessoas, também no acesso principal à cidade.

Confira a nora sobre o primeiro caso do novo coronavírus em Catuípe:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que na última quarta-feira (10) foi confirmado o primeiro caso positivo de Covid-19 no município de Catuípe. O paciente é do sexo masculino, 67 anos de idade, residente na localidade de Rincão dos Dambrós no interior do município, sem patologias crônicas.

O diagnosticado procurou atendimento médico no dia 08 de junho na Estratégia de Saúde da Família do Bairro Neves com sintomas gripais há três dias (tosse, febre e dor de garganta). No dia 09 de junho foi coletado o exame de RT-PCR e encaminhado ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul) de Porto Alegre, e na quarta-feira (10) por volta das 22:30 hrs da noite saiu o resultado onde o diagnóstico foi positivo para Covid-19.

O Paciente encontra-se em isolamento domiciliar juntamente com seus familiares, com quadro de saúde estável, sem necessidades de internação hospitalar, onde estão recebendo intenso acompanhamento por profissionais da saúde e suporte necessário do Comitê de Enfrentamento do novo Coronavírus.

É importante ressaltar que a infecção do paciente pelo novo Coronavírus (COVID-19) ocorreu fora do município de Catuípe, após investigação epidemiológica foi constado que o paciente esteve no município de Ijuí alguns dias antes do início dos sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda para os próximos dias o resultado de exames de pacientes de outras áreas do município.

Diante da confirmação deste primeiro caso, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde reforça as recomendações para que os moradores de Catuípe tenham cuidados redobrados, respeitando o distanciamento social, evitando aglomerações, sair de casa somente se for necessário, uso continuo de máscara facial ao sair à rua e também em estabelecimentos comerciais, realizar a higienização das mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, sendo estes cuidados fundamentais para evitar a propagação do novo coronavírus no município.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura