Busca rápidaX

Executivo de Ijuí assina termo de compromisso sobre Planificação da Atenção à Saúde

20 de agosto de 2018

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, assinou na manhã desta segunda-feira, 20, o Termo de Compromisso em relação ao processo de Planificação da Atenção à Saúde (Atenção Primária à Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada). 

Com isso, já são 18, de um total de 21, que já definiram sua adesão à proposta.  O ato oficial será realizado no dia 28 de setembro próximo, a partir das 9h, na Unijuí, quando haverá a confirmação dos municípios da área de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) que participarão do Plano que está sendo proposto pelo governo do Estado.

A Planificação da Atenção à Saúde como está sendo proposta, segundo o prefeito, se mostra como importante alternativa, para o não sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O que se busca é o melhoramento operacional do sistema para continuar oferecendo serviços com qualidade à população”, observa.

Segundo o prefeito, do jeito que está, o SUS está se tornando inviável. “E não é isso que nós queremos. O nosso objetivo, enquanto gestores, é olhar sempre no sentido do atendimento às necessidades da população e, para isso, precisamos preservar nossa capacidade de investimento no setor”, observa. Ijuí, hoje, de acordo com o prefeito investe em torno de 27% do Orçamento próprio em Saúde, quando o dispositivo constitucional aponta para a aplicação de 15%.

Entre os quesitos propostos na Planificação da Atenção à Saúde estão a cooperação para a qualificação técnica profissional, com vistas ao fortalecimento da Atenção Primária em Saúde dos Serviços de Atenção Ambulatorial Especializados, articulando-os com a Rede de Atenção à Saúde.

A secretária-adjunta de Saúde, Andreia Amorim dos Santos, acompanhou o ato de assinatura. Na semana passada, aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, com a participação também do secretário Josias de Abreu Pinheiro, encontros preparatórios ao ato de assinatura realizado na manhã de hoje. “E, nessa semana, quando da capacitação da Tuberculose, haverá comunicação aos profissionais”, observa Andreia.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!