Busca rápidaX

Executivo de Ijuí avalia possibilidade de retomar atendimento de plantão no comércio

13 de abril de 2020
Em Ijuí, nesta segunda-feira o comércio retomou ações, mas com atendimentos mais restritos

O atual decreto do Executivo de Ijuí sobre o funcionamento do comércio neste período de coronavírus vai até quarta-feira, 15. O prefeito, Valdir Heck, antecipa que deverão ser tomadas algumas novas providências.

Para isso, ele aguarda os encaminhamentos a serem dados no início da tarde de hoje, através de videoconferência capitaneada pela Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Além disso, Valdir Heck espera novas resoluções do governo estadual.

Porém, o prefeito disse que em princípio, a administração municipal deve instituir, novamente, o regime de plantão para funcionamento das empresas de Ijuí. Essa medida vigorou por cerca de três dias no início deste mês, mas depois foi alterada em virtude de determinação do Estado.

A ideia, porém ainda sem nenhuma decisão concreta, é que o comércio ijuiense possa funcionar com as portas das lojas encostadas e que poucas pessoas ingressem por vez nos estabelecimentos. O prefeito, Valdir Heck, frisou que é preciso fazer uma espécie de proteção no município, a fim de impedir que o coronavírus chegue em Ijuí.

Para isso, Valdir Heck solicita que as famílias ajudem e, neste momento, não recebam parentes de outras regiões. Também pediu que as pessoas continuem com o distanciamento mínimo de dois metros umas das outras, usem álcool gel, dentre outras medidas já conhecidas.

Em Ijuí, na quarta-feira passada, a prefeitura alterou o sistema denominado “take away”, conhecido por pegue e leve, e permitiu que essa medida fosse adotada por empresas de alimentos, saúde e higiene, ainda salões de beleza, o que também engloba as lojas de chocolates e doces.

Nesse caso, o cliente pode buscar a mercadoria na porta da loja, desde que tenha comprado anteriormente por telefone ou rede social. A determinação ajudou a melhorar as vendas de chocolates para a Páscoa.

Porém, os demais segmentos do comércio ijuense, por exemplo, lojas de vestuário e calçados somente podem fazer comercialização por tele entrega. No entanto, as áreas essenciais, ou seja, farmácias e supermercados, podem abrir normalmente, mas com regras de higiene e restrição de pessoas.

Já restaurantes em Ijuí podem receber publico das 7 às 19 horas, porém, com até 50% da capacidade e dois metros cada mesa. Após as 19 horas só podem fazer tele entrega de alimentos ou as pessoas irem pegar os produtos. Bares e lancherias também têm regras específicas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!