Busca rápidaX


MANCHETES

Executivo de Ijuí confirma R$ 1 milhão para novos leitos de UTI em hospitais

28 de julho de 2020

A área da saúde vai ter ampliação em Ijuí, tanto para atendimento de casos da Covid-19, como outras áreas. Em relação ao novo coronavírus, uma parceria entre prefeitura e Câmara de Vereadores vai significar investimento de um milhão de reais nos hospitais de Caridade e Bom Pastor.

Para o HCI são 600 mil. Desse total, 400 mil são de repasse do Legislativo ijuiense e 200 mil reais do Executivo. O dinheiro vai possibilitar implantação de mais cinco leitos de UTI para atender pessoas infectadas com a Covid-19, caso seja necessário.

Conforme o prefeito, Valdir Heck, a secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul se comprometeu em repassar cinco novos respiradores para o Hospital de Caridade de Ijuí. Com isso, a casa de saúde vai totalizar 10 respiradores.

Já o hospital Bom Pastor vai receber 400 mil reais, da mesma forma, do poder público ijuiense. O recurso também vai servir para instalar cinco leitos de UTI, destinados à Covid-19, na nova estrutura do Bom Pastor, construída ao lado do bosque dos Capuchinhos.

No momento, o Bom Pastor tem 40 leitos clínicos para pacientes com o novo coronavírus, mas nenhum de UTI. O presidente do hospital, Martinho Kelm, disse que já foi encaminhado pedido para que o Estado aprove os leitos de UTI para o Bom Pastor.

Mesmo assim, nos próximos dias a direção do hospital e o prefeito, Valdir Heck, viajarão para Porto Alegre a fim de reforçar a demanda e também solicitar aumento do contrato com o SUS. Isso porque, atualmente o hospital Bom Pastor de Ijuí tem 42 leitos pelo SUS para atendimento em geral de problemas de saúde na estrutura antiga, beira da BR 285, que está sendo desativada. Mas com a nova estrutura, haverá 116 leitos, por isso, a necessidade de aumentar o contrato via SUS.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí