Busca rápidaX

Executivo de Ijuí decide não sancionar nova lei do horário do comércio

26 de abril de 2018

O Poder Executivo de Ijuí não vai sancionar a nova lei do horário do comércio, com emenda, aprovada segunda-feira, 23, pela Câmara de Vereadores. O anúncio foi feito no início desta manhã, 26, pelo prefeito, Valdir Heck. Segundo ele, como a matéria é de origem do Legislativo, a competência fica para a própria Câmara promulgar ou não.

O presidente do Legislativo, Rubem Jagmin, por sua vez, poderá definir hoje se promulga a lei. A matéria gerou muito debate na comunidade ijuiense, visto que através da emenda, precisa haver acerto entre os sindicatos dos patrões e empregados para que as empresas possam abrir aos finais de semana e feriados.

Entidades como o Sindicato do Comercio Varejista e Associação Comercial e Industrial de Ijuí gostariam que os empreendimentos ficassem livres para trabalhar, sem necessidade de intervenção sindical. No início desta quinta-feira, o Sindilojas Noroeste apresentou uma nota de repúdio no Poder Legislativo, com críticas à lei aprovada segunda-feira. O sindicato entende, por exemplo, que a legislação poderá impedir a implantação de novas empresas e geração de empregos em Ijuí.