Busca rápidaX

MANCHETES

Executivo de Ijuí e comércio terão turno único com novo decreto, mas bancos seguem horário normal

1 de julho de 2020

Para tentar evitar aglomerações de pessoas e conter o avanço da Covid-19, passa a vigorar nesta quinta-feira, 02, em Ijuí novo decreto da prefeitura, com novas restrições. A administração municipal realizou ajustes em algumas regras, a fim de atender solicitação da Associação Comercial e Industrial e do Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí, o Sindilojas.

O novo decreto vai vigorar até a próxima segunda-feira. Segundo o prefeito, Valdir Heck, agora é preciso aguardar a nova rodada do distanciamento controlado do governo estadual, para saber qual bandeira vai ser indicada para a região 13, que inclui o município de Ijuí.

O resultado preliminar será divulgado sexta-feira. Nesta semana, a região está com bandeira laranja e se for para a bandeira vermelha, aí haverá fechamento do comércio a partir da próxima terça-feira. Caso contrário o atual decreto da prefeitura de Ijuí poderá ser reavaliado.

O novo decreto em Ijuí determina que amanhã vai começar o recolhimento programado, ou toque de recolher, que valerá 22 horas às 4 horas do dia posterior. Nesse período só poderão circular em vias públicas as pessoas que trabalham ou em casos de extrema necessidade, por exemplo, para atendimento de saúde.

Além disso, haverá restrição para as empresas, inclusive as que prestam serviços essenciais. Amanhã, sexta-feira e segunda-feira que vem esses estabelecimentos poderão atender o público apenas do meio-dia às 18 horas.

Sábado o horário vai ser das 8 horas ao meio-dia, com fechamento à tarde. Domingo o funcionamento vai ser suspenso. Entram nessa regra, por exemplo, as lojas, segmento varejista em geral, além das lotéricas.

Já supermercados e estabelecimentos do setor alimentício de Ijuí poderão atuar apenas entre 10 e 20 horas, exceto domingo, quando precisarão ficar fechados. Os estabelecimentos de serviços, por sua vez, a partir de amanhã funcionarão do meio-dia às 21 horas. Domingo também estarão fechados.

Os restaurantes e afins, exceto os localizados nas rodovias estaduais e federais, amanhã, sexta-feira e segunda-feira estão autorizados a funcionar das 11 às 14 horas e das 19 e 22 horas, com serviço de tele-entrega até às 22 horas. Sábado e domingo, apenas entre 11 e 14 horas, com serviço de tele-entrega até às 22.

Já as igrejas e demais estabelecimentos religiosos de Ijuí têm possibilidade de atuar apenas entre 14 e 20 horas. No mesmo cenário, a partir de amanhã a prefeitura ijuiense vai trabalhar em turno único, do meio-dia às 18 horas.

Porém, excepcionalmente amanhã, os ambulatórios e a secretaria municipal da Saúde terão horário normal, ou seja, pela manhã e tarde, visto os agendamentos existentes. A partir de sexta-feira poderá ocorrer mudança.

Já as agências bancárias seguirão com serviços no horário habitual, pois são regradas por legislação estadual ou federal.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí