Busca rápidaX


Executivo de Ijuí estende normas em razão da covid-19 e proíbe crianças de ingressar em estabelecimentos

30 de abril de 2020

O decreto da prefeitura de Ijuí, com normas sobre funcionamento do comércio, indústria, igrejas e demais áreas, em razão da pandemia do novo coronavírus, foi prorrogado até dia 10 de maio. A decisão foi tomada nesta tarde, visto que justamente ontem vencia a vigência do decreto.

Dessa maneira, as regras permanecem as mesmas, porém com uma alteração, ou seja, fica proibido o ingresso de crianças de até 12 anos em estabelecimentos comerciais. O secretário de Governo de Ijuí, Telmo Alves, disse que a prefeitura espera o novo decreto do governo gaúcho, que deve ser divulgado na próxima terça-feira, para após avaliar se a partir do dia 10 deste mês haverá novas mudanças nas normas sobre funcionamento dos diferentes setores ijuienses.

Diante disso, segue, por exemplo, a obrigatoriedade para que funcionários de empresas e proprietários utilizem máscaras, assim como a necessidade dos clientes usarem o mesmo item ao ingressar nos estabelecimentos. Também continua a orientação para a população usar máscaras ao sair às ruas.

Por outro lado, a suspensão das aulas nas escolas municipais de Ijuí foi estendida até dia 31 de maio. Isso porque, hoje, o Executivo gaúcho anunciou que as escolas estaduais vão seguir sem aulas durante todo este mês.

Além disso, o recesso de inverno dos educandários, normalmente em julho, será antecipado para maio. Para que isso ocorra, o Estado suspende as aulas por mais 15 dias e antecipa os 15 dias de recesso para este mês.

Na prática, as aulas retornam apenas em junho. A expectativa é de que o ano letivo termine em janeiro de 2021. Para a rede privada de ensino no Rio Grande do Sul, os protocolos vão ser finalizados na próxima semana. Por enquanto, as aulas nas escolas particulares seguem suspensas, mas é possível que haja antecipação da retomada, o que pode ocorrer ainda neste mês.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí