Busca rápidaX


Executivo de Ijuí novamente terá contingenciamento de recursos no orçamento

20 de janeiro de 2020

O Poder Executivo de Ijuí realiza os últimos encaminhamentos para abertura do orçamento municipal deste ano. Conforme o secretário da Fazenda, Irani Basso (foto), ainda é preciso fechar os números orçamentários de 2019, por exemplo, com ajustes nas contas. Diante disso, Irani Basso espera que o orçamento de 2020 seja aberto hoje ou, no máximo, até quarta-feira.

Para este ano, a previsão orçamentária da administração direta de Ijuí, integrada pela prefeitura e Câmara de Vereadores, é de aproximadamente 272 ou 273 milhões de reais. Nesses montantes já estão incluídos os descontos concedidos em impostos. O valor do Fundeb, referente à Educação Básica, por sua vez, está fora do mencionado total.

O secretário da Fazenda de Ijuí confirma que igualmente ao que ocorreu nos últimos anos, o orçamento de 2020 vai ter contingenciamento de verbas, desta vez, estimado em 5 a 6% do orçamento da administração direta. São recursos que ficam no caixa da prefeitura, sem gastar, como forma de prevenção caso acontecer problemas financeiros durante o ano.

Em 2019 a contenção de dinheiro foi de aproximadamente 10%. De acordo com Irani Basso, nesse ano o contingenciamento é menor, porque o orçamento da administração direta de Ijuí é mais realista. Nesse momento também, a secretaria da Fazenda de Ijuí trabalha na finalização dos decretos, ou seja, a fim de acertar o que cada secretaria ou demais órgãos municipais terão como receitas e despesas para o decorrer de 2020.

O Demei – Departamento Municipal de Energia de Ijuí – e o Previjuí, que é o sistema de previdência dos servidores municipais, têm orçamentos próprios, portanto, não integram os valores da administração direta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí