Busca rápidaX

Executivo de Ijuí pede soluções sobre referência em Urgência e Emergência à 17ª CRS

30 de agosto de 2019

O Poder Executivo de Ijuí encaminhou quinta-feira (29), ao coordenador da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Gerson Herbstrith Prudêncio, uma solicitação que pede a definição clara sobre quais as diferenças entre situações de urgência e emergência. O pedido é também, para que a coordenadoria indique qual será a instituição que dará suporte aos pacientes quando o Hospital de Caridade de Ijuí não pode atender, assim como também na área de assistência especializada.

“Estamos tendo dificuldade de suporte para os atendimentos. Às vezes temos o paciente por várias horas na UPA e não temos para onde encaminhá-lo, porque o HCI está fechado e não temos outro local como referência”, pontua o secretário de Saúde, Josias Pinheiro.

Já como resultado dos encaminhamentos solicitados na reunião de ontem no Gabinete, hoje, o coordenador da 17ª CRS encaminhou ofício circular, pelo qual comunica o agendamento de reunião para o dia 3 de setembro próximo, às 14h, no auditório do Hospital de Caridade, tendo como pauta principal a Planificação da Atenção Primária à Saúde, que contará com a presença da diretora do Departamento de Ações em Saúde, Ana Lúcia P. A. da Costa e representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O objetivo, segundo Gerson Prudêncio, é identificar os desafios na construção de uma Atenção Básica Primária e Resolutiva.

Além da reunião no auditório do HCI, mesma data, às 9h, a Ana Lúcia da Costa, participará de reunião no Gabinete do Prefeito, para falar igualmente das demandas e desafios da atenção à saúde do município de Ijuí. “Todos os segmentos da Saúde do município de Ijuí estão  juntando forças para melhorar ainda mais os serviços”, conclui o secretário.