Busca rápidaX


MANCHETES

Executivo de Ijuí reivindica construção de elevada na ERS 155 e apoio do Estado para custeio da UPA

27 de abril de 2020
Prédio da UPA de Ijuí

A administração municipal de Ijuí busca, junto ao governo estadual, a construção de uma elevada na ERS 155, perímetro urbano, imediações da estação rodoviária. Conforme o prefeito, Valdir Heck, o objetivo é viabilizar, com mais segurança, o trânsito de pedestres e veículos.

Amanhã à tarde, o secretário de Governo de Ijuí, Telmo Alves, vai estar no DAER, em Porto Alegre, a fim de entregar um ofício do município, com abaixo assinado de moradores dos bairros Modelo, Jardim, Lambari e 15 de Novembro, que solicita a obra.

O Executivo ijuiense pede, por exemplo, que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem faça estudo para indicar qual o melhor local para implantar a elevada. Além disso, outra finalidade é que o governo gaúcho garanta dinheiro no orçamento do próximo ano para construir o projeto.

Também amanhã na Capital Gaúcha, Telmo Alves vai deixar ofício para o Estado, a fim de que o governo Eduardo Leite ajude na manutenção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Ijuí. Desde julho do ano passado, quando foi inaugurada a UPA, o custeio acontece apenas por parte da prefeitura, com investimento mensal entre 600 e 700 mil reais.

 Porém, esse tipo de projeto precisa ser mantido também pelos governos estadual e federal. Do Estado, o município de Ijuí espera receber 130 mil reais por mês. Já o governo federal promete iniciar o repasse de dinheiro no mês que vem. O compromisso da União é de 170 mil reais mensais. Em maio deve ser encaminhado 100 mil reais e os 70 mil restantes após verificação técnica na UPA.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí