Busca rápidaX

Executivo de Ijuí vai flexibilizar funcionamento do comércio a partir de segunda-feira

26 de março de 2020

O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, promoveu nesta tarde mais uma coletiva de imprensa para esclarecer medidas a serem tomadas nos próximos dias em relação ao combate ao novo coronavírus. Isso porque encerrou hoje o prazo de 7 dias previsto para o fechamento e suspensão de alguns serviços na cidade.

Conforme anunciou o prefeito, e a rádio progresso já havia adiantado, a partir de amanhã, os ônibus da Medianeira Transportes voltam a circular. Os horários serão das 6 às 8h30, das 11h30 às 14h e das 17h30 às 20h. Os coletivos não poderão ocupar mais que 50% da capacidade máxima e a higienização deverá ser reforçada, por parte da administração da empresa de transporte. Além disso apenas usuários pagos terão acesso aos ônibus. Não será válido, neste momento, o passe livre, utilizado na maioria das vezes por idosos.

Continuam proibidos de funcionar estabelecimentos como academias e centros de treinamento, clubes sociais, igrejas, clínicas de massagem e estética, bares, pubs, casas noturnas, conveniências, comércio de bebidas, museus, auditórios e bibliotecas. Rede hoteleira também segue fechada, pelo menos nos próximos 7 dias.

O comércio passará a operar em forma de plantão a partir da próxima segunda-feira. Ainda não há todas as orientações, no entanto, foi adiantado que haverá possibilidade de abertura de alguns segmentos do comércio com restrito número de funcionários e com método de atendimento que evite aglomeração de pessoas. Com portas fechadas, os estabelecimentos poderão receber poucos clientes.

O secretário de saúde, Josias Pinheiro, também fez uso da palavra. Ele afirmou que a orientação dos órgãos de saúde segue a mesma e, se possível, restringir ainda mais a circulação de pessoas. Porém, Pinheiro ressaltou que há a compreensão do apelo, principalmente dos lojistas, em relação à economia.

Josias atualizou os números de casos suspeitos. Segundo ele, a primeira notificação foi em 15 de março, há 11 dias. Houve 22 notificações na cidade de Ijuí. Destas, 16 foram descartadas e 6 estão em análise.

O secretário lembrou ainda que está sendo viabilizado o centro de triagem que, possivelmente, a partir da semana que vem, servirá para receber e fazer o primeiro diagnóstico de pessoas com sintomas gripais, febre e problemas respiratórios.

O prefeito Valdir Heck afirmou que amanhã um decreto complementar será divulgado no fim da tarde, com todas as determinações, principalmente, relacionadas a flexibilização do funcionamento do comércio ijuiense. E o apelo das autoridades segue o mesmo, quem puder ficar em casa, permaneça em isolamento domiciliar.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!