Busca rápidaX

Executivo de Panambi decreta situação de emergência após prejuízos de temporal

26 de outubro de 2017

O Poder Executivo de Panambi decretou situação de emergência em função dos estragos causados pelo temporal de quinta-feira passada. O objetivo é agilizar ações de recuperação e o atendimento em situações de risco. Entre as justificativas para o decreto de situação de emergência, têm destaque a sucessiva ocorrência de eventos climáticos adversos em um curto período de tempo.

Se contabilizada a enxurrada ocorrida na virada do ano, já foram seis intempéries apenas em 2017. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Mateus Junges, há elementos suficientes para justificar a medida, embora o levantamento preliminar dos prejuízos com o vendaval do dia 19 de outubro indique que a soma não alcançou o índice necessário para seu enquadramento como desastre climático.
 

O secretário da Fazenda e Planejamento, Sergio Degen, confirmou que o orçamento da administração municipal foi afetado pela necessidade de destinar recursos para a recuperação emergencial de ruas, estradas, pontilhões, escolas, postos de saúde e outras estruturas como a Feira do Produtor, Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt, diversos centros comunitários e moradias atingidas por enchentes e vendavais.
 

Além disso, a grande demanda por materiais de construção causou escassez de alguns itens junto aos fornecedores licitados, havendo necessidade de aquisição emergencial em outros estabelecimentos do comércio local. Nestes últimos dois casos de vendaval, além dos danos materiais foi muito relevante o elevado número de árvores derrubadas ou desgalhadas pelo vento, gerando riscos à segurança da população.

Nesses casos, o decreto de situação de emergência permite aos agentes públicos ingressarem sem autorização prévia em terrenos particulares para remoção destas árvores e/ou para avaliação dos riscos de danos ou ainda a notificação e retirada de pessoas e famílias em situação de risco. Em situações como essa, a agilidade na tomada de decisão e na ação pode ser crucial para salvar vidas e evitar prejuízos ainda maiores.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!