Busca rápidaX

MANCHETES

Executivo de Três Passos intensifica ações após casos de covid-19 e aumento de dengue

5 de maio de 2020

O segmento de saúde de Três Passos está bastante voltado para combate ao novo coronavírus e à dengue. Isso porque, são 12 casos confirmados de covid-19 no município, além de 357 casos de dengue.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o vice-prefeito de Três Passos, Jorge Leandro Dickel, que também é médico, disse que no tocante ao coronavírus já havia plano de contingência desde quando foi constatado o primeiro caso no Brasil.

Porém, as confirmações da doença em Três Passos foram muito rápidas, pois todos os 12 casos foram constatados da última quinta-feira até agora. Jorge Dickel comentou que uma das principais medidas no município se refere à unidade Sentinela, que atua exclusivamente em relação à covid-19.

Por telefone, profissionais de saúde prestam informações à população e, se necessário, ocorre deslocamento até residências a fim de atender as pessoas. Além disso, ontem passou a vigorar decreto em Três Passos que obriga a população utilizar máscaras inclusive ao sair para as ruas. Também existe em Três Passos barreiras sanitárias nas entradas da cidade, a fim de verificar a temperaturas de todas as pessoas que chegam no município, além de outras informações.

Sobre o grande número de casos de dengue em Três Passos, o vice-prefeito comentou que felizmente nenhuma das 357 pessoas apresentou complicação grave em razão da doença. Por outro lado, o município de Três Passos recebeu uma médica de Cuba para ajudar no sistema de saúde. Damaris Rodriguez Padron vai atender na Estratégia de Saúde da Família Sulserra/Frei Olímpio.

Ela passa a atuar por meio do Programa Mais Médicos. Também ontem, foi nomeado o clínico geral, José Carlos Borges Nunes, natural do Estado do Acre. Ele foi aprovado em recente concurso público e vai compor a ESF Padre Gonzales.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí