Busca rápidaX

Expodireto começa nesta segunda-feira em Não Me Toque com foco em diferentes segmentos do agronegócio

11 de março de 2019

Esta semana vai ser marcada pela 20ª edição da Expodireto, em Não Me Toque, promovida pela Cotrijal. A programação vai acontecer de hoje até sexta-feira. A visitação poderá ser feita, todos os dias, das 8 às 18 horas.

Não haverá cobrança de ingresso para acesso ao parque da Expodireto. Os visitantes terão que pagar apenas o estacionamento. No total, participarão 534 expositores nos 98 hectares do parque. A expectativa é receber cerca de 250 mil visitantes de 70 países.

Um dos focos do evento é a tecnologia, com maquinários agrícolas ou implementos de última geração para plantio, tratamento de lavouras e colheita. A abertura oficial da Expodireto vai acontecer às 9 horas de hoje, com presenças do vice-presidente da república, Hamilton Mourão; governador, Eduardo Leite; também a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Logo após, também nesta manhã, haverá inauguração da “Calçada da Fama do Agro”, a fim de homenagear pessoas que ajudam ou auxiliaram tanto na Expodireto, como no desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Durante inauguração da “Calçada da Fama do Agro” serão homenageadas 20 pessoas, a fim de marcar os 20 anos da Expodireto, que transcorrem justamente nesta edição. Nesta lista de homenageados estão a ex-senadora gaúcha, Ana Amélia Lemos; o atual senador, Luis Carlos Heinze, também do Rio Grande do Sul; ainda os ex-Ministros da Agricultura, Francisco Turra, Odacir Klein e Roberto Rodrigues.

Outro homenageado vai ser o ijuiense Rui Polidoro Pinto, ex-presidente da Fecoagro – Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul. Após, a cada edição da Expodireto vai acontecer homenagem a mais uma pessoa na “Calçada da Fama do Agro”.

A programação de hoje da Expodireto, em Não Me Toque, vai ter, das 13 horas e 45 minutos às 14 e 45, debate sobre segurança no campo. Já das 14 às 16 e 30 haverá o 11º Fórum Nacional do Milho, com o tema “Milho e Proteínas Animais”.

Ainda nesta segunda-feira na Expodireto, das 15 às 17 horas, vai ocorrer o seminário “Famurs pelo Rio Grande – 3º Prêmio Boas Práticas”. Para encerrar o dia de hoje, das 17 às 18 horas, a Expodireto/Cotrijal vai ter o Prêmio Sementes de Ouro 2019.

Os visitantes da Expodireto/Cotrijal, que acontece nesta semana, em Não Me Toque, vão receber protetor solar. Todas as manhãs haverá distribuição de sachês com filtro solar no portão de entrada principal e portão de acesso do espaço da Família Rural, na Emater, no parque da Cotrijal. No parque da Expodireto ainda vai ter totens carregadores para baterias de celular.

A agricultura familiar vai estar presente na Expodireto. O pavilhão vai ter 182 estandes. Destes 142 serão com produtos de agroindústrias e 40 de artesanatos e flores. Mais de 116 municípios estão representados.

Já a Emater possui uma área de dois hectares na feira de Não Me Toque, onde haverá apresentação de 16 temas técnicos. Diariamente, terão oficinas, por exemplo, sobre alimentação saudável, bovinocultura leiteira, piscicultura e plantas bioativas.

Haverá exposição da chamada “máquina de produzir leite”, também segmento de apicultura e meliponicultura, com apresentação de espécies de abelhas sem ferrão. A Emater ainda vai ter a área de piscicultura na Expodireto, espaço da horticultura, além de orientações sobre construção de silo secador de grãos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!