Busca rápidaX

Fake News, redes sociais e mobilização de eleitores são temas de encontro do TRE e Agert em Santa Rosa

1 de agosto de 2018

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e a Agert- Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão – promovem o evento denominado “Diálogos Eleitorais”, com objetivo de esclarecer sobre regras para as eleições de outubro deste ano. Ontem à tarde, 31, a programação ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa.

O presidente do TRE gaúcho, Jorge Luis Dall´Agnol, ressaltou que se se quer um pleito legítimo, por isso também a necessidade de alertar para a importância do voto. Ele frisou que as pessoas precisam se conscientizar do poder que tem o voto. “Sem o nosso voto estaremos assinando uma declaração em branco para que qualquer candidato vença”, disse Jorge Dall´Agnol.

O presidente do TRE ainda observou que os eleitores devem vencer a apatia política. Também no encontro de ontem em Santa Rosa, a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Marilene Bonzanini, pediu união para uma grande festa democrática e acredita que a eleição de 2018 vai ser uma das mais espinhosas dos últimos anos.

Bonzanini entende que a legislação eleitoral precisa evoluir e destacou o esforço que precisa ser feito a fim de levar os eleitores às urnas. Já o presidente da Agert, Roberto Cervo Melão, enfatizou que as rádios e TVs buscam uma campanha eleitoral limpa.

O evento de ontem da Agert e TRE, em Santa Rosa, também serviu para debater o perigo das notícias falsas, conhecidas por Fake News, que são amplamente disseminadas na atualidade por meio das redes sociais.

Existe grande temor que as Fake News prejudiquem o pleito de outubro, que vai escolher presidente da república, governadores, senadores e deputados. A publicação ou compartilhamento de notícias falsas, bem como de pesquisas eleitorais, essas últimas sem devida autorização, podem resultar em processos e multas.

 Ainda foi esclarecido que voto nulo não anula a eleição e que as urnas eletrônicas são seguras, sem possibilidade de interferir no resultado das eleições. Para os partidos políticos, o TRE esclareceu, no encontro em Santa Rosa, que haverá três prestações de contas da campanha eleitoral. A primeira etapa acontece logo após o começo da campanha.

Compartilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!