Busca rápidaX

MANCHETES

Falta de chuva causa corrida de agricultores atrás de Proagro na região de Ijuí

10 de março de 2020

O escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, total de 44 municípios, já registra recebimento de aproximadamente 500 pedidos de Proagro, visto as perdas nas lavouras de verão, a grande maioria devido à quebra na soja.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o agrônomo, Gilberto Bortolini, disse que em razão da estiagem, no momento a redução média de produtividade na soja é calculada em 36%, em relação ao rendimento de 61 sacas que era esperado.

A colheita da soja está em fase inicial na área do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, com produtividade média de 40 sacas por hectare. Porém, Gilberto Bortolini esclarece que existem agricultores com perdas maiores ou menores dentro do mesmo município. Isso depende do índice de chuvas.

Em Ijuí, por exemplo, a região Sul tem muita quebra na soja, com lavouras que produzem em torno de 12 sacas por hectare. Já na região Norte, por exemplo, no distrito de Mauá, existe registro de 55 sacas de soja por hectare.

Da região Sul de Ijuí, em direção a Cruz Alta, também Coronel Barros, Augusto Pestana e Jóia, as perdas na soja são maiores em relação à região Norte, por exemplo, Santo Augusto e região Celeiro. O agrônomo Bortolini observa que em torno de 40% da soja na região está em maturação e, mesmo se chover, poderá acontecer pouca recuperação da oleaginosa.

Já o percentual da cultura que está em formação de grãos, é crucial que haja chuva neste momento, caso contrário, as perdas aumentam consideravelmente. Desde ontem os produtores começaram a procurar mais as instituições financeiras para comunicar quebra na soja, por isso, o número de solicitações de Proagro deve aumentar bastante.

Especificamente em Ijuí, levantamento da Emater aponta que a perda média da soja está em 33%. Cerca de 5% da oleaginosa já foi colheita na Colmeia do Trabalho. O rendimento é melhor na região Norte, onde há produtores que colhem cerca de 55 sacas por hectare. Já na região Sul, por exemplo, distrito de Rincão dos Gói, existem registros de produtividade de 12 sacas por hectare.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!