Busca rápidaX

MANCHETES

Falta de conhecimento no uso dos defensivos agrícolas causa danos severos às lavouras, afirma especialista

18 de janeiro de 2019

Há um número muito menor de produtos clandestinos ou de procedência dúbia utilizados em nossa região, já que a discrepância de preços não é tão acentuada e se constitui numa falsa economia.

Um produtor sem assistência, sem conhecimento da composição do defensivo agrícola acarreta em danos severos a sua lavoura e a de terceiros.
De acordo com o diretor nacional da Andave (Associação Nacional dos distribuidores agrícolas) e veterinário Juarez Neme da Costa, a maioria dos produtores opta em consultar empresas do segmento agrícola antes de aplicar qualquer produto em sua lavoura, a fim de preservar os inimigos naturais e concentrar o procedimento somente na eliminação da praga invasora.
O dirigente da Andave alerta que a legislação ambiental preconiza uma série de penalidades aos infratores, como multas, processos jurídicos ambientais e de contrabando que, atualmente, são casos isolados na nossa região. Juarez Neme da Costa entende que por meio de ações concretas de educação seja possível melhorar o cenário.

Ele cita o exemplo do projeto do posto de recebimento de embalagens vazias da Arai- Associação das revendas de agroquímicos de Ijuí em cuja estrutura haveria uma sala de cursos para instrução de técnicos e agrônomos sobre lavagem, acondicionamento e descarte de embalagens de defensivos agrícolas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí