Busca rápidaX


MANCHETES

Falta de qualificação é principal entrave para preenchimento de vagas de emprego, diz coordenador do Sine

3 de fevereiro de 2021

A agência do Sine de Ijuí segue, em 2021, com elevado índice de vagas de trabalho em empresas do município. No ano passado, um trabalho de busca ativa por oportunidades, além de parcerias com grandes redes de varejo que abriram unidades na cidade, fez com que a agência terminasse o ano com um saldo de mais de 200 vagas intermediadas.

Neste ano, a número de oportunidades segue elevado, com a perspectiva de instalação de novas empresas em Ijuí. No entanto, as vagas com maiores salários e condições esbarram na falta de qualificação de muitos trabalhadores. De acordo com o coordenador do Sine, Nestor Tellier (foto), as empresas buscam funcionários que já tenham conhecimento e prática necessários para a vaga ofertada. Para cargos mais técnicos, porém, existe dificuldade de preencher os requisitos já que, conforme o coordenador, as empresas alegam não ter tempo para treinar os novos funcionários.

A intenção é intermediar cursos de qualificação junto ao Sistema S, e auxiliar os trabalhadores que querem trabalhar, mas não tem recursos para pagar os cursos. O coordenador do Sine também destacou os canais online que facilitam o acesso da população aos serviços da entidade. Segundo ele, o aplicativo Sine Fácil permite aos cidadãos o acompanhamento, em tempo real, de todas as vagas disponíveis em Ijuí, que permite o encaminhamento do trabalhador direto à empresa que está contratando. O aplicativo também permite encaminhar o pedido de seguro-desemprego, outro serviço sob responsabilidade do Sine. Conforme Nestor Tellier, utilizar os canais digitais evita que as pessoas esperem por muito tempo em filas, e também reduz a chance de infecção pelo Coronavírus.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.