Busca rápidaX

Família de Porto Mauá é destaque em e-book Produção de Leite no RS

11 de setembro de 2018

A história de uma família porto-mauense foi uma das 105 experiências inspiradoras contadas no e-book “Produção de Leite no Rio Grande do Sul”, organizado pela Emater/RS-Ascar e lançado no último mês de agosto. A família Warmbeir, que teve relatada sua história com a atividade leiteira, é moradora do Reservado do Mauá, interior de Porto Mauá.

A família é formada por três gerações: o casal Jacó (74 anos) e Rosina (71 anos), seu filho Jairo (51 anos), sua nora Rosane (47 anos) e seu neto Joares (26 anos). Quando a família se instalou, em 1996, a propriedade contava com uma área total de 10 hectares, onde trabalhavam principalmente com suínos e, em menor expressão, com soja e milho. Hoje, a propriedade tem 67,5 ha próprios.

A atividade leiteira na propriedade começou há 30 anos (1988), com cinco vacas mestiças ordenhadas manualmente. Não possuíam luz elétrica e levantavam às 3h da madrugada para realizar a ordenha. Hoje possuem sistema de ordenha canalizado e resfriador de expansão direta.

O principal fator para o sucesso da propriedade foi o investimento em melhoramento genético do rebanho, através da inseminação artificial. As terneiras são criadas na propriedade até se tornarem vacas, qualificando e ampliando o plantel.

A adoção da silagem de milho em 1998, das pastagens perenes de verão com piqueteamento, em 2005, e da irrigação em 2015 foram fundamentais para se chegar ao patamar produtivo atual. Esse sucesso na atividade leiteira é consequência do trabalho focado da família que, com o apoio da equipe da Emater/RS-Ascar, sempre está em busca de conhecimentos e novas tecnologias produtivas.

Sobre o e-book

A Emater/RS-Ascar reuniu em um e-book 105 histórias inspiradoras de produtores de leite de 82 municípios do RS. Os textos produzidos por extensionistas retratam a experiências de agricultores familiares que, ao buscarem Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, investiram em gerenciamento e evoluíram. O lançamento do livro “Produção de leite no Rio Grande do Sul – 105 histórias inspiradoras da agricultura familiar” ocorreu na Casa Institucional da Emater/RS-Ascar na Expointer, no dia 31/08.

O livro pode ser acessado gratuitamente por meio do link:  http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Producao_leite_RS.pdf

Compartilhar
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
    2
    Shares
Fonte: Emater-RS/Ascar

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées
Estude Medicina na Argentina

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!