Busca rápidaX

MANCHETES

Famurs tem pautas de curto e longo prazo para ajudar agricultores atingidos pela estiagem

11 de janeiro de 2022

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul trabalha com medidas de curto e longo prazo para auxiliar agricultores atingidos pela estiagem. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, disse que uma das solicitações imediatas, referente ao governo estadual, é que haja liberação de recursos financeiros do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, para perfuração de poços artesianos, construção de açudes, implantação de irrigação em pequenas propriedades e disponibilização de caminhões-pipa a fim de levar água potável para famílias que já têm falta de abastecimento pela seca.

Bonotto ainda frisou a importância das emendas de deputados e senadores serem direcionadas também para minimizar os efeitos da falta de chuva. Outra ideia é que os governos ajudem na flexibilização de leis de áreas de APPs, ou seja, de preservação permanente. A Famurs ainda quer que o governo federal prorrogue o período do zoneamento agrícola, a fim de permitir o plantio da soja, da atual safra, com direito ao seguro agrícola.

Na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Eduardo Bonotto enfatizou que ainda não é possível determinar o volume exato de perdas causadas pela estiagem, mas são bilhões de reais no Rio Grande do Sul. Somente no milho há regiões com quebra média de 70 a 80%. O presidente da Famurs observou a preocupação com o efeito cascata dos prejuízos ocasionados pela seca, por exemplo, no setor de comércio.

Amanhã pela manhã, Bonotto vai entregar pauta para a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, que vai estar em Santo Ângelo para verificar pessoalmente os estragos em função da falta de chuva. Dentre as medidas solicitadas ao governo federal estão crédito emergencial com juro zero, e bônus de adimplência, prorrogação das parcelas no âmbito do Pronaf por 10 anos e descontos para liquidação de dívidas ativas com a União. Ainda ampliação automática do vencimento das operações vencidas e vincendas por 180 dias e prorrogação do zoneamento agrícola para plantio da atual safra de soja.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!