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Feira Virtual disponibiliza serviço de Disque Perdas

4 de julho de 2020

Os produtores rurais podem contar agora com um novo canal exclusivo e gratuito para comunicar sobre possíveis perdas de alimentos ocasionadas por problemas na comercialização em função da pandemia da Covid-19. O acesso ao número de contato feito por meio de WhatsApp, disponibilizado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já está disponível dentro da plataforma digital da Feira Virtual da Agricultura Familiar (Fevaf), lançada pela Emater/RS, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O atendimento do Disque Perdas será iniciado automaticamente com o envio de perguntas essenciais para que a situação de cada agricultor familiar seja analisada individualmente. Lembrando que o novo serviço é nacional e não exclusivo da Fevaf, portanto os agricultores também podem utilizá-lo mesmo sem serem cadastrados na plataforma da Feira Virtual pelo (61) 9873-3519.

Desde meados de abril até esta quinta-feira (02), 874 empreendimentos de agroindústrias, cooperativas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul estão cadastrados Fevaf, que conta com 80 mil acessos de visitantes, 230 instalações ativas (aplicativo baixado) e está disponível clicando aqui. O objetivo deste hotsite é aproximar produtores e consumidores, favorecendo o escoamento da produção por meio desse atendimento virtual, em especial neste período de quarentena e de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A plataforma da Feira Virtual foi idealizada e construída pelas gerências Técnica (GET) e de Tecnologia da Informação (GTI) da Emater/RS, em parceria com a Seapdr. Nela estão sendo cadastradas agroindústrias que integram o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), agricultores familiares com DAP e cooperativas com DAP jurídica que têm produção para vender diretamente ao consumidor.

A gerente técnica adjunta, Luana Machado, explica que a plataforma objetiva conectar consumidores a produtores. “O consumidor entra na plataforma e pesquisa o nome da agroindústria, município e/ou produto e como entrar em contato, o que será feito por telefone ou WhatsApp disponibilizados nesta plataforma”. No portal, também são apresentadas dicas de alimentação e de prevenção e enfrentamento à Covid-19. “E agora mais essa novidade do Disque Perdas”.

Interessados em oferecer seus produtos devem entrar em contato com o Escritório da Emater/RS-Ascar de sua cidade para preencher o formulário. Encontre o endereço e e-mail de cada escritório clicando aqui.

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Fonte: rs.gov.br