Busca rápidaX

Ferrugem e giberela podem ser principais problemas em lavouras da região após excesso de chuva

3 de setembro de 2018

Além da alta incidência de chuva dos últimos dias, outra questão que preocupa bastante a área agrícola se refere ao extenso período sem sol, segundo o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Gilberto Bortolini.

Durante entrevista hoje pela manhã na Progresso, ele ressaltou que através da falta de luminosidade as plantas têm certa paralisação no desenvolvimento, no caso, para o período, o trigo, aveia, canola, milho e cevada.

Bortolini frisou que as chuvas podem causar redução no potencial produtivo das culturas, por exemplo, falhas nas espigas de trigo. O agrônomo alerta que existe muita probabilidade do surgimento de ferrugem nas plantas e, no trigo, também a doença giberela. Por isso, ele orienta que a partir da abertura de sol, os agricultores observem as lavouras, a fim de identificar problemas e fazer o imediato controle.

As geadas constatadas há cerca de 10 dias na região de Ijuí não devem causar muito impacto negativo nas culturas de inverno. Casos pontuais de problemas maiores podem ocorrer em áreas mais baixas.

Na mesma entrevista na RPI, o agrônomo Bortolini esclareceu que o excesso de chuva, por outro lado, pode ser benéfico para prejudicar as doenças nas lavouras, pois a água lava os esporos de fungos e reduz intensidade dos problemas.

Compartilhar
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
    1
    Share
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!