Busca rápidaX

Fetag quer aumento de produtores com financiamentos agrícolas

3 de agosto de 2018

Mesmo com dinheiro suficiente, disponibilizado pelo governo federal, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul registra redução no número de agricultores que acessa financiamentos através do plano safra.

Durante entrevista na RPI, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, disse que 2016 para o ano passado houve diminuição de 8% no índice de produtores familiares gaúchos que contrataram financiamentos.

Ele entende de que isso é ruim, pois o financiamento, por exemplo, garante seguro agrícola em caso frustração de safra. Além disso, Carlos Joel da Silva observa que muitos agricultores preferem comprar insumos direto nas empresas, com parceria própria, mas isso exige que a produção seja entregue nessas próprias empresas, sem possibilidade de barganhar preço.

Para explanar melhor o plano safra da agricultura familiar, do governo federal, referente ao período de verão 2018/2019, a Fetag realiza uma série de encontros pelo Estado. Hoje ocorre reunião em Santo Ângelo, o dia todo, direcionada para as reginais da Fetag Missões UM e DOIS, Santa Rosa, Ijuí e Três Passos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí