Busca rápidaX

Formandos de Fisioterapia da Unijuí realizam campanha de solidariedade

20 de abril de 2020

O curso de Fisioterapia da Unijuí, por iniciativa de uma turma de formandos, lançou campanha com o objetivo de fazer ações na comunidade ijuiense, mobilizando estudantes de todos os semestres do curso, docentes e comunidade. Teve início no dia 07 de abril, com duas ações: a arrecadação de alimentos para o Núcleo Social, que se localiza em anexo ao Lar da Criança Henrique Liebich e também a doação de sangue para o Hemocentro do Hospital de Caridade de Ijuí.

Segundo o curso de Fisioterapia, estudantes do curso receberam alimentos em suas casas e também disponibilizaram uma conta bancária, caso alguém quisesse contribuir com algum valor em dinheiro devido à distância de seus municípios de origem. A entrega dos alimentos aconteceu na quarta-feira, dia 15 de abril, no Núcleo Social, que atualmente disponibiliza cestas básicas para 80 famílias de crianças que fazem parte do atendimento deste núcleo. Foram arrecadados 960 reais em dinheiro, que, somados às doações recebidas, totalizaram 150Kg de alimentos não perecíveis e diversos produtos de higiene pessoal e de limpeza geral (sabonetes, absorventes, creme dental, papel higiênico, sabão, detergente). As doações de sangue seguem em fluxo contínuo no Hemocentro.

A estudante Evelise P. Hein, que está no último ano da graduação, conta um pouco das ações: “fomos desafiadas, enquanto turma de formadas, pelos professores a tomar a iniciativa de realizar algumas ações. Assim, as ideias foram surgindo, como a doação de sangue, que já faz parte de uma das ações do curso de Fisioterapia, então, só ressaltamos ainda mais a sua importância nesse período. Já a arrecadação de alimentos veio da necessidade que o Núcleo Social tem, então pensamos em atender essa demanda. Entendemos, que como Universidade, fazemos parte da comunidade e precisamos estar inseridos nela, por meio de diversas possibilidades, além disso, como futuros profissionais da saúde, precisamos assistir a comunidade, não só no âmbito saúde-doença, mas como um todo”, salienta.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Dra. Simone Zeni Strassburger, ressalta que a situação atual impossibilita a realização das aulas presenciais e dos estágios do curso com os atendimentos de fisioterapia, contudo, o curso entende que pode contribuir de outras formas com a comunidade nesse período. Outras ações estão sendo pensadas por iniciativa dos demais estudantes e também serão desenvolvidas e divulgadas posteriormente. “Estamos vivendo um ano muito diferente daquele que sonhávamos, 2020 está sendo desafiador para todas as áreas. Precisamos ainda mais da empatia, solidariedade e amor para com o próximo para juntos enfrentarmos as barreiras e seguirmos melhores”, complementa.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Unijuí
error: Conteúdo protegido!