Busca rápidaX

Fórum de Ijuí inicia nova fase de retorno gradual e passa a receber presencialmente advogados

14 de julho de 2020

O juiz Eduardo Giovelli, afirmou hoje (14) que amanhã inicia uma nova fase de retorno gradual. Iniciam atendimento a advogados, defensoria pública, Ministério Público, e advogados públicos. E especialmente, voltam a correr os prazos dos processos físicos. O juiz lembra que os eletrônicos já correm prazos desde maio.

As audiências seguem, como regra, sendo virtuais, e excepcionalmente presenciais. Todas as varas já retomaram as audiências, incluindo as audiências dos processos criminais. Essas estão sendo feitas, com réus presos acompanhando da Modulada, via videoconferência.

O horário de abertura do Fórum é das 13h às 19h, sendo que para os advogados o horário é das 14h às 18 horas. O período das 14 às 15 horas é reservado exclusivamente para advogados com mais de 60 anos. O juiz Eduardo enfatiza que neste momento o atendimento é somente para advogados, não para partes. As partes serão contempladas com a próxima fase, que pode ter validade a partir do mês que vem, dependendo das bandeiras.

A defensoria pública, que fica junto ao Fórum e tem uma grande demanda de público, também não estará neste momento realizando atendimentos presenciais. Giovelli ainda reitera que nesta nova fase de abertura, serão obedecidos todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19.

O Ministério Público de Ijuí continua com atendimentos somente mediante agendamento. Conforme o promotor Valério Cogo, há servidores trabalhando presencialmente e outros de forma remota, em formato de rodízio. Ele ressalta que os atendimentos agendados, mesmo que presenciais, obedecem as restrições e os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19.

Valério reitera que podem haver mudanças no formato a partir de quinta-feira, dia 16. No entanto, ele considera improvável o retorno da normalidade, visto a situação da pandemia no estado. Além disso, todas as determinações dependem do sistema de bandeiras do distanciamento controlado do governo do estado.

O cartório eleitoral de Ijuí segue com atendimento remoto. Conforme a chefe do Cartório eleitoral, Sônia Reinke, os servidores estão trabalhando presencialmente, exercendo atividades imprescindíveis para as eleições. No entanto, conforme Sônia não há previsão de retorno ao atendimento ao público.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí