Busca rápidaX

MANCHETES

Fórum regional da Fecomércio e Jantar do Comerciante movimentam Ijuí

19 de julho de 2017

O Salão Nobre da Sogi esteve lotado na noite de ontem, 18, no 4º Jantar do Comerciante do Sindilojas Noroeste. Mais de 400 pessoas participaram da noite de confraternização que marcou, também, o lançamento do 5º Palco Sesc Nativista, com show da dupla Oswaldir e Carlos Magrão. O Sindilojas é parceiro do projeto nativista, juntamente com a Prefeitura Municipal, Sesc e Jardim Europa Hotel.
 

Foram homenageados na noite a Fecomércio-RS, por meio do Presidente Luiz Carlos Bohn, pela importância que tem dado ao interior do Estado, por meio de projetos executados por seus sindicatos filiados e ainda pelo Sesc e Senac. A proprietária das lojas Kika Moda Íntima, Dulce de Pauli, foi homenageada como Empresária Empreendedora; a empresa Schirmann Materiais de Construção, representada pelo seu diretor geral Luiz Schirmann Filho, como Destaque em Inovação; o ex-presidente do Sindilojas, Marco Aurélio Ferreira, foi homenageado pela sua atuação junto à entidade; e os clubes de serviço Lions Clube, Rotary Club Ijuí Colmeia e Rotary Ijuí Nova Geração também foram homenageados por suas ações na comunidade.
 

Também foram empossados representantes do Sindicato em municípios da região de abrangência e apresentada oficialmente a Comissão SindiMulher, formada por mulheres empreendedoras, que foi instalada em fevereiro deste ano.

 

Fórum Regional e reunião de diretoria da Fecomercio-RS em Ijuí levam a debate desafios dos empresários

 

Empresários e sindicatos de Ijui e região aceitaram o convite da Fecomércio-RS para discutir os desafios do interior do Estado e, mais especificamente, do setor do comércio. O presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, e o anfitrião, o presidente do Sindilojas Noroeste Elio Quatrin, lideraram o Fórum Regional e reunião de diretoria realizado em Ijui.
 

A análise econômica foi apresentada pelo consultor econômico Marcelo Portugal, que mostrou dados sobre a inflação mais baixa e perspectiva para queda de juros. “A combinação desses fatores deve aquecer a economia do país”, disse Portugal. Após, o consultor trabalhista da Federação Antônio Barreto fez uma análise sobre a reforma trabalhista. “Nunca tivemos tantas alterações e de tanta profundidade, e isso era barrado por um desequilíbrio nas relações capital e trabalho, com um ativismo da Justiça”, disse Barreto. Para ele, empresários e trabalhadores saem ganhando, com uma lei mais flexível e com segurança jurídica.
 

Ainda na reunião de diretoria, o consultor tributário Rafael Borin fez uma crítica às irregularidades da IN 1711/2017, que regulamentou o Pert – programa de parcelamento da Receita Federal. Segundo Borin, a Fecomércio-RS entende que o programa é uma boa oportunidade para regularizar débitos, sendo uma nova chance para os contribuintes colocarem suas dívidas em dia. Todavia, Borin ressaltou sua inconformidade com a vedação às empresas do Simples Nacional, o que é inconstitucional, uma vez que a Medida Provisoria que instituiu o Programa não trouxe essa proibição. A vedação ao Simples está sendo questionada pela Federação, que poderá ingressar na Justiça para reverter a situação.
 

O assessor parlamentar da Federação Lucas Schifino abordou o cenário político brasileiro. Segundo disse, o risco do presidente Michel Temer é de que a maioria dos deputados indecisos quanto a aceitação da denúncia contra Temer poderão rapidamente se virar contra ele. Já no Fórum Regional, Schifino falou sobre o mapa regional do emprego demonstrando que a região está na média do Estado, tendo 54% do PIB gerado pelo setor terciário. Em relação à renda, a média é um pouco menor que no restante do estado, o que faz com que o consumo de serviço também seja menor nesta média.

 
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!