Busca rápidaX

Champs Elysees

Fórum regional discute mapa eleitoral e pautas de Santo Ângelo e região

17 de julho de 2018

A cidade de Santo Ângelo sediou nesta terça-feira, 17, o Fórum Regional da Fecomércio-RS. O evento recebeu representantes de 13 sindicatos empresariais convidados para discutir pautas regionais e os números das Eleições de 2014.

O gerente da assessoria parlamentar da Federação, Lucas Schifino, apresentou o Mapa Eleitoral da microrregião, que corresponde às cidades de Santo Ângelo, Bossoroca, Catuípe, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Pirapó, Rolador, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, Senador Salgado Filho, Ubiretama e Vitória das Missões.

A região, segundo Schifino, possui um PIB per capita de R$ 39,8 mil, composto em sua maior parte pelo setor de serviços (63,4%). A maior massa de salários vem do setor de serviços (30,1%) seguido do setor de comércio (26,8%). Nas eleições passadas, segundo o assessor, a região votou para presidente, em sua maioria, em Dilma Roussef (53,7%), seguida de Aécio Neves (36,4%) e Marina Silva (8,1%), no primeiro turno. No segundo turno, os eleitores mantiveram sua escolha por Dilma que levou 54,6% dos votos.

Tarso Genro foi o escolhido da microrregião de Santo Ângelo para governador do estado no primeiro turno das eleições passadas, com 38,5% dos votos. O atual governador José Ivo Sartori ficou em segundo lugar na votação (30,5%), seguido de Ana Amélia Lemos (24,4%). No segundo turno, os votos inverteram e Sartori acabou sendo escolhido com 55,7% dos votos.

Segundo Schifino, o PMDB e o PP ficaram, consecutivamente, com o melhor desempenho nessa microrregião durante as eleições para deputado federal. Entre os deputados federais eleitos na região estão, Darcísio Perondi (PMDB), de Ijuí, Luiz Carlos Heinze (PP), de São Borja, Osmar Terra (PMDB), de Santa Rosa, Bohn Gass (PT), de Santo Cristo, Pompeo de Mattos (PDT), de Santo Augusto, e Cajar Nardes (PODE), de Santo Ângelo. Na esfera estadual, foram eleitos Eduardo Loureiro (PDT), em Santo Ângelo, e Jeferson Fernandes (PT), em Santa Rosa.

Nas eleições para prefeitos da microrregião, os partidos PP e PDT tiveram melhor desempenho com 37,7% e 27% dos votos, respectivamente, elegendo Jacques Gonçalves Barbosa (PDT), em Santo Ângelo, e Sidney Luiz Brondani (PP), em São Luiz Gonzaga. O PP e o PDT também levaram a melhor na votação para vereador, predominando os votos nas cidades da região.

Experiências entre sindicatos são apresentadas durante Fórum

Com a participação de oito sindicatos da região (Sindilojas Missões, Noroeste, Cruz Alta, Três de Maio, Três Passos, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, além do Sindicabes Cruz Alta e região), os dirigentes apresentaram as principais experiências com os serviços que disponibilizam para a sustentação financeira em suas entidades.

A proposta foi apresentada pelo presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, que fomentou nos demais a motivação para apresentarem experiências positivas e que geram resultados financeiros satisfatórios. “É importante para a sobrevivência dos sindicatos, mas mais do que isso, o desafio maior é entregar aos nossos associados a razão de existir de uma entidade sindical, que é a representatividade”, destacou os dirigentes. O próximo Fórum Regional será realizado em Uruguaiana, no dia 14 de agosto.

Compartilhar
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares
Fonte: Fecomércio

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!