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Frederico: Aviação regional deve ser incrementada no RS

27 de novembro de 2017
O presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil da Assembleia gaúcha, deputado Frederico Antunes (PP) foi informado, hoje (25), pela diretoria da Two Flex Táxi Aéreo que a empresa recebeu aval da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para ampliar seus serviços visando operações no transporte aéreo regular de passageiros em rotas regionais. Frederico destacou que esse tema já vinha sendo tratado pelo Frente da Aviação, governo do Estado e Secretaria Nacional da Aviação Civil (SAC), há cerca de três meses, sendo que avançou nas últimas semanas.

"O secretário Pedro Westphalen, a Frente da Aviação da ALRS e sua equipe do Departamento Aeroviário, íinhamos nos debruçando sobre esse tema há algum tempo. A ideia trabalhada é inciar as operações em novas rotas regionais nos primeiros meses do próximo ano", disse Frederico.

A intenção da empresa é iniciar as operações de voos regionais pelo Rio Grande do Sul, incialmente em duas novas rotas, podendo chegar a cinco rotas ao longo de 2018. A Two Flex, é proprietária de 18 aeronaves Cessna Gran Caravan – a maior frota desse modelo no país. A companhia atualmente é controlada por Rui Aquino, ex-presidente da TAM, Anderson Marchi Davo, do grupo de logística JadLog, e Luiz Falco, presidente da CVC. A operação complementar definida pela ANAC prevê voos em pelo menos uma rota entre dois ou mais aeródromos regulares, de acordo com os horários de voo tornando-a públicos, com uma frequência semanal total de pelo menos dois circuitos fechados.

Para Frederico Antunes, esse é mais um passo do trabalho conjunto da Frente Parlamentar da Aviação Civil, Secretaria dos Transportes e governo do Estado que tem tudo para dar certo.

“A ANAC reconheceu que a Two Flex está qualificada para atuar no transporte de passageiros de rotas complementares às operadas pelas companhias aéreas. O plano da empresa é atuar como feeder [alimentador] de empresas maiores, por meio de contratos de operação complementar, como existe nos Estados Unidos. No caso do RS, esse alimentador deve ser a Gol Linhas Aéreas”, afirmou.

O plano da Two Flex é investir US$ 18 milhões para aumentar a frota, dos atuais 18 aviões Cessna Gran Caravan C208B, para 30 aeronaves do mesmo modelo, nos próximos dois anos. Essas aeronaves são turboélices e têm a versatilidade para fazer decolagens e pousos de pista curta e de infraestrutura mais simples. A Two Flex tem sede em Jundiaí (SP) e bases nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Belém, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

 

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