Busca rápidaX

Gincana envolve estudantes de Ajuricaba no combate ao Aedes aegypti

13 de junho de 2019

Teve início nesta semana a Gincana Escolar Ajuricaba contra o Aedes aegypti, uma proposta da Prefeitura, através da Vigilância Ambiental em Saúde, com apoio das diversas secretarias municipais. Alunos e professores das escolas públicas municipais e estaduais estão envolvidos na programação.

A gincana acontece até o mês de setembro. Nesta semana ocorreu a primeira etapa, com o recolhimento do lixo eletrônico. De acordo com uma das responsáveis pela gincana, diretora do Departamento de Agricultura, Lucimara Heck, a próxima etapa – que consiste na criação de um mascote – deverá ser concluída no começo do mês de julho.

A professora de Artes da Escola Nelci Tobias, Vianei Zangirolami Toso, organizou a turma do 8º Ano B na participação da gincana. Segundo ela, o envolvimento da turma foi muito positivo.

“Eles divulgaram em toda a escola e na comunidade e foram muito comprometidos na realização das tarefas”, conta a professora.

Segundo a aluna Érica Soares, do 8º ano B da Escola Nelci Tobias, a participação na gincana foi muito interessante para a turma. “Tem gente que não sabe onde colocar esse lixo e coloca em qualquer lugar, o que muitas vezes causa o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do mosquito da dengue”, explica a aluna.

A colega Laíze Bester destaca que a turma se envolveu coletivamente na participação da gincana. “Foi uma experiência nova, mas muito interessante. Em dois dias de mutirão, conseguimos juntar dois caminhões de lixo eletrônico”, conta.

Nesta semana, foi recolhido o lixo eletrônico nas escolas João Carlini, na segunda-feira, no Colégio Comendador, na terça-feira, na Escola Medianeira, na quarta-feira, na Escola Nelci Tobias, na quinta-feira e ontem ocorreu o recolhimento na Secretaria de Agricultura.

Conforme a diretora do Departamento de Agricultura, todo o lixo eletrônico recolhido será destinado, na próxima semana, para a empresa Natusomos, de Horizontina.

A agente epidemiológica, Sandra Denise Ferle dos Santos, explica que a gincana foi organizada para que fosse possível controlar a questão da dengue, eliminando possíveis focos do mosquito e contribuir também com a questão ambiental.

“O objetivo é tornar a participação dos estudantes um exercício de cidadania, pois estes irão atuar como agentes multiplicadores das medidas preventivas contra a dengue, promovendo a conscientização não só dos alunos, mas da população da cidade de Ajuricaba sobre o combate à dengue”, finaliza.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Ajuricaba

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!