Busca rápidaX

Governador Eduardo Leite ainda não confirmou presença na abertura da colheita do milho

13 de janeiro de 2019

Ricardo Meneghetti, presidente da Apromilho-RS, Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul, reiterou hoje (13), na programação da RPI que o município de Santo Ângelo vai receber nos dias 24 e 25 de janeiro a abertura oficial da oitava edição da Colheita do Milho no estado.

O evento vai ocorrer na propriedade da empresa Agropecuária AJ Moreno, que, de acordo com Meneghetti, utiliza bastante tecnologia e que tem por objetivo apresentá-las aos produtores.

O presidente da Apromilho informou ainda que o governador Eduardo Leite foi convidado para o ato oficial, mas até o momento não confirmou presença. Por outro lado, ratificou que outras autoridades políticas em âmbito estadual e federal vão participar dos festejos.

Durante a programação oficial do evento, o presidente da Abramilho, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho, o mineiro Alysson Paolinelli vai proferir uma palestra para produtores convidados e empresas parceiras.

Ricardo Meneghetti falou também sobre as perspectivas para o ano. Na ocasião afirmou que as condições climáticas até o final de novembro eram excelentes para a produção.

Segundo ele, a redução da chuva até por volta do Natal fez com que as expectativas não se confirmassem. De acordo com Ricardo Meneghetti, esta não é uma situação generalizada, mas a região vai sofrer o impacto.

Para Meneghetti, o milho sequeiro vai sofrer redução média entre 15 e 20% e que em alguns locais a quebra pode ser maior.

Ele lembra que na região de Horizontina, que historicamente realiza o plantio mais cedo não sofreu tanto com o clima.

Por fim afirmou que não ocorreu redução acentuada na área de plantação e que nos últimos dois anos houve uma pequena reversão no tamanho da área.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí /Ilustração