Busca rápidaX

MANCHETES

Governo de Santo Ângelo e URI trabalham projeto de incentivo à piscicultura

26 de julho de 2019

Um projeto com o objetivo de desenvolver a piscicultura está sendo trabalhado numa parceria entre a URI e a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) de Santo Ângelo. Dentro dessa iniciativa, o curso de Agronomia da URI, a SEMAGRI e a Associação Produtores de Peixe de Santo Ângelo (APROPESA) promoverão palestras sobre a piscicultura na região das Missões.

Diomar Formenton, coordenador do Setor de Agroindústria e Associação de Agricultores da Secretaria de Agricultura, informa que na próxima quinta-feira, 1º de agosto, serão promovidas duas palestras no auditório do TecnoURI, com início às 19h30min. Segundo Formenton, serão palestras técnicas que abordarão a cadeia produtiva da piscicultura que estão inseridas na IV Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da URI Santo Ângelo. As palestras terão acesso gratuito.

Na primeira palestra da noite, o veterinário Pedro Henrique Anders, irá falar sobre o tema: “O nascimento de um abatedouro e frigorífico de pescados”. Anders é pós-graduado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar e veterinário da Prefeitura Municipal de Giruá, além de professor em escolas da Rede Datawork. Tem experiência na área de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.

Na sequência, Silmar Copetti, técnico em Agropecuária e produtor de peixes há 26 anos, irá falar sobre cultivo e desafios da piscicultura no âmbito regional.

Formenton argumenta que o objetivo da parceria com a URI é recolocar a piscicultura como alternativa de emprego e renda na propriedade rural. O município de Santo Ângelo está elaborando um diagnóstico da produção e do número de produtores envolvidos com a piscicultura, sabe-se que em um levantamento preliminar da secretaria, aponta-se em torno de 300 agricultores envolvidos com esse sistema de cultivo. Precisa-se avaliar a dimensão deste envolvimento com a piscicultura em cada propriedade, formatar ações conjuntas e políticas públicas para alavancar a produção.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Santo Ângelo

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!