Busca rápidaX

MANCHETES

Governo do Estado lança programa Jovem RS Conectado no Futuro

5 de setembro de 2019

O Governo do Estado lançou na manhã desta quarta-feira, no Palácio Piratini, o programa “Jovem RS conectado no futuro”. O ato teve as presenças do governador Eduardo Leite e secretário da educação Faisal Karam. O objetivo é apoiar e incentivar ações inovadoras nas escolas da rede estadual, e assim, superar os desafios da área no Rio Grande do Sul como a evasão escolar, o alto índice de reprovação de alunos, do qual o Estado lidera o ranking do país, e a distorção idade-série. O programa vai classificar as escolas, concedendo selos simbólicos, que vão reconhecer as instituições de acordo com as suas vocações. São 3 selos disponíveis: o de escola criativa, de escola inovadora e de escola empreendedora. O Governo estabeleceu metas para implementar na rede estadual, composta por quase 2,5 mil instituições e 1 milhão de alunos. Até o fim do ano, a intenção é ter 20% das escolas estaduais impactadas pelo programa. Até 2020, o índice deve subir para 40%. Em 2021, o objetivo é ampliar o programa em mais 40%, elevando a abrangência em 80% e no último ano da gestão de Eduardo Leite, 2022, a meta é cobrir 100% da rede estadual de ensino.

Através de parcerias, o governo também vai promover a maior incubadora de projetos da educação pública, segundo Faisal Karam. O Sebrae e universidades públicas e privadas serão os parceiros do  Poder Executivo neste programa. Entre as universidades, a Unijuí vai contribuir para o Jovem RS. Também estão na lista de parceiros: a PUC-RS, Ulbra, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Passo Fundo, Unipampa, Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

No evento, o Governador Eduardo Leite destacou que a pauta dos professores por salários em dia e remuneração do piso são legítimas, mas defende que elas não sejam condicionais para outros temas como o da inovação. Segundo Leite, as pautas precisam caminhar juntas e não dependem uma da outra. O Governador salienta que as pautas que envolvem o caixa estão em andamento e que a gestão está se esforçando para resolver o problema fiscal. Sobre o programa, Leite afirma que a intenção é tornar o ambiente escolar mais atraente ao aluno para que ele não se desmotive e assim também não evada.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini