Busca rápidaX

Governo Federal decide que Forças Armadas irão ajudar na vacinação

3 de abril de 2021

O governo decidiu neste sábado avançar com o plano de usar militares das Forças Armadas na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O assunto foi tratado em reunião neste sábado com os ministros Braga Netto (Defesa) e Marcelo Queiroga (Saúde).

Em coletiva de imprensa Queiroga afirmou:

— Hoje pela manhã, eu conversei com o ministro Braga Netto. Por determinação do nosso presidente da República, que está pessoalmente empenhado em aumentar a cobertura vacinal do país, nós teremos o apoio das Forças Armadas, seja na logística de distribuição de vacinas, seja através do corpo técnico da área de saúde, ajudando estados e municípios a vacinar a população brasileira de uma maneira muito efetiva.

Na semana passada, Bolsonaro já havia afirmado, em conversa com apoiadores, que estudava acionar batalhões para participar da operação . A ideia seria aumentar o ritmo de aplicação em um momento que se espera ampliar o número de doses no país.

Neste sábado, em visita a uma comunidade no Distrito Federal e ao lado de Braga Netto, o presidente confirmou a medida:

— As Forças Armadas estão dispostas a colaborar na vacinação — disse Bolsonaro, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Na semana passada, Queiroga afirmou que o plano do Ministério da Saúde é garantir a aplicação de 1 milhão de doses por dia . Especialistas apontam que a meta é factível, mas tem pontos de incerteza. O principal ponto é garantir que as vacinas cheguem nas datas previstas, o que não tem ocorrido.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações do O Globo. Foto: Exército ajudando em Porto Alegre, no estacionamento do estádio Beira-Rio.