A modalidade Compra Institucional do PAA estimula que órgãos públicos adquiram os alimentos que consomem dos pequenos produtores locais. A ação garante mercado para a agricultura familiar, incentiva os produtores a continuarem no campo, além de promover uma alimentação saudável. O Ministério do Desenvolvimento Social realizou um simpósio no Estado para aproximar agricultores e órgãos compradores, além de orientar os técnicos na hora de elaborar as chamadas públicas.
O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, explica os benefícios que a Compra Institucional dos órgãos federais vai proporcionar para os agricultores do Estado. As Forças Armadas, as universidades e institutos federais são os maiores compradores, mas podem aumentar as aquisições. Só em 2016, quando começou a ser exigido que os órgãos federais comprem ao menos 30% dos produtos da agricultura familiar, no Rio Grande do Sul foram adquiridos mais de 12 milhões de reais em produtos da agricultura familiar.
Na modalidade Compra Institucional do PAA, cada agricultor pode vender até 20 mil reais por ano para cada órgão comprador. Já as cooperativas ou associações têm o limite de seis milhões de reais por ano. Para acessar os editais de compras abertas em todo o país basta acessar o portal: www.comprasagriculturafamiliar.gov.br.