Busca rápidaX

MANCHETES

Governo federal reconhece situação de emergência de Ijuí em função do granizo

17 de setembro de 2021

O governo federal reconheceu a situação de emergência do município de Ijuí, em razão dos prejuízos causados pelo temporal de granizo do dia 6 deste mês, à noite. A publicação aconteceu hoje no Diário Oficial da União. Nos últimos dias, o governo gaúcho também tinha reconhecido a mesma situação.

Somente na área rural, os danos ultrapassam 30 milhões de reais, principalmente com destruição de trigo, aveia e hortigranjeiros. Em termos de agricultura, o granizo trouxe estragos quase que exclusivamente na região Sul de Ijuí. 

O coordenador da Defesa Civil de Ijuí, Rubem Jagmin, explica que isso ajuda a prefeitura a buscar recursos financeiros para auxiliar as famílias atingidas. Inclusive, o Executivo segue com entrega de telhas para famílias de baixa renda, cujas casas sofreram avarias com a granizo.

Jagmin ressalta que já foram atendidas em torno de 200 famílias e calcula que existe igual número ainda para prestar auxílio. Nesta sexta-feira a chuva atrapalhou e o serviço foi suspenso. Citou que ainda falta repassar telhas para moradores do bairro Thomé de Souza, um dos locais ijuienses mais atingidos, também para residentes nos bairros Pindorama, Osvaldo Aranha, dentre outros endereços.

No bairro São Paulo praticamente todas as famílias atingidas pelo granizo já ganharam telhas, além de boa parte do Thomé de Souza. Na região Leste de Ijuí o auxílio já foi concluído, pois nessa área houve danos em poucas casas. Ainda há pessoas que precisam regularizar a situação de baixa renda na secretaria municipal de Assistência Social para ganhar telhas.

Hoje, a chuva causou diversos pontos de alagamento na cidade de Ijuí. Até por volta das 16 horas o acumulado era de 117 milímetros. A secretaria de Obras precisou efetuar ações emergenciais em alguns bairros, inclusive com desentupimento de boeiros e bocas de lobo. Um dos problemas mais graves foi no bairro Colonial, onde algumas residências alagaram.

Houve alagamentos nos bairros Tancredo Neves, Glória, São José, Independência, Chácaras, Pindorama, Colonial e Universitário. Para algumas famílias ocorreu repasse de lonas. Houve formação de buracos na rua do Comércio, próximo ao Posto do Ganso, em direção à Unijuí.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!