Busca rápidaX


MANCHETES

Governo precisa aprimorar sistema de bandeiras, defende Eduardo Loureiro

15 de junho de 2020

O deputado estadual Eduardo Loureiro, do PDT, avalia que o governo do Estado precisa aprimorar o sistema de distanciamento controlado, que se utiliza de cores para classificar a incidência de Coronavírus nas diferentes regiões gaúchas. Nesta segunda-feira, o próprio governador Eduardo Leite admitiu, em videoconferência com prefeitos da região das Missões, que houve erro na contabilização de novas internações por Covid-19 na região, motivando o ingresso das cidades missioneiras na bandeira vermelha do distanciamento controlado, o que aumenta as restrições para atividades econômicas e sociais. 

Em conversa com a reportagem da RPI, o parlamentar, que participou do encontro virtual com o governador, afirmou que o sistema de análise para definição de bandeiras não pode se basear somente em números, e que a classificação das regiões precisa levar em conta outros aspectos. “Não acho que o sistema seja ruim, só que ele precisa ser aprimorado. Vamos pegar esse caso da região das Missões, que foi colocada na bandeira vermelha em virtude da velocidade de novas internações. Isso ocorreu porque teve um surto em uma casa de idosos, onde só ali houve 5 novos casos de Covid-19, mas foi um caso pontual. Outra situação é você ter casos novos em vários bairros, algo que demonstre que o vírus está fora de controle. Então quando acontecem coisas desse tipo, acho que os dados precisam ser relativizados. É óbvio que os números são super importantes, eles nos dizem muito, mas a gente precisa agregar uma análise qualitativa, o sistema não pode ser frio a ponto de ignorar algumas circunstâncias”, disse Loureiro.

O deputado ainda afirmou que o governo precisa antecipar o anúncio das bandeiras nas diferentes regiões. Pelo sistema atual, a classificação ocorre no sábado à noite, dificultando principalmente a vida dos empresários, que não tem como se programar com antecedência no caso do anúncio de novas restrições de atividades.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.