Busca rápidaX


MANCHETES

Greve dos professores ganha força e segue por tempo indeterminado

5 de dezembro de 2019

Integrantes do Cpers- Sindicato, que representa mais de 80 mil professores e funcionários de escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul, continuam no acampamento da resistência, na Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.
A equipe do 31º Núcleo, com sede em Ijuí, segue representando a categoria até amanhã (06), segundo a diretora Terezinha Mello. Na próxima semana, outros núcleos se reúnem na capital gaúcha em prol do movimento.

A expectativa para esta quinta-feira, de acordo com Terezinha Mello, é de que mais categorias agreguem a mobilização, já que à tarde, mais de 10 mil pessoas devem se reunir na Praça da Matriz, onde ocorre a Assembleia da Brigada Militar, Susepe e Bombeiros. As três categorias, após se reunirem em frente ao Palácio Piratini, seguem até a Assembleia Legislativa para dialogar com deputados e decidir sobre os rumos do movimento.

A Diretora do 31º Núcleo do Cpers afirma que a greve segue por tempo indeterminado. “Ou o governo retira o pacote de reforma do RS ou a gente segue tentando disputar cada voto dos deputados na plenária da Assembleia Legislativa”.Terezinha mostra-se confiante e esperançosa ao afirmar que dia após dia, a categoria tem percebido que os deputados estão se dispondo em não votar a favor da proposta.

Para a próxima terça-feira (10), estão previstas mais ações, entre elas, assembleia geral e unificada, que deve reunir milhares de servidores na Praça da Matriz, com o objetivo de pressionar a retirada do pacote.

A greve dos professores completou duas semanas nessa segunda-feira (02). Sobre o final do ano letivo e a recuperação das aulas perdidas, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), informou que todas as escolas estaduais deverão cumprir as 800 horas-aula e 200 dias letivos estabelecidos em lei.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí