Busca rápidaX

MANCHETES

Gripe A: 17ª CRS recebe primeira notificação de possível caso de H1N1 em Ijuí

29 de maio de 2019

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí ainda não confirmou se vai prorrogar o prazo de vacinação contra a gripe H1N1 para os grupos de risco. A informação é da Coordenadoria de Imunizações da Secretaria de Saúde de Ijuí.
Segundo o calendário previsto pelo Ministério da Saúde, o prazo para imunização dos grupos prioritários termina na próxima sexta-feira, 31.

De acordo com a médica infectologista da 17ª CRS Jaqueline Rodrigues de Souza, não há nenhum caso de gripe A confirmado na região de abrangência da Coordenadoria. Porém, ontem, 28, foi coletado material de um homem que estaria internado em um Hospital de Ijuí.
A coleta segue agora para o Laboratório Central do Estado, que vai analisar se o paciente é portador de Influenza A. Essa foi a primeira notificação deste ano entre os 20 municípios que compõe a 17ª CRS.

O último caso registrado pela Coordenadoria foi em agosto do ano passado. Segundo a infectologista, o paciente de 57 anos é fumante, portador de uma patologia pulmonar prévia e não recebeu a vacina trivalente. A médica afirma que este é o período mais complicado para circulação do vírus, em função do frio.

No Rio Grande do Sul, cinco mortes por gripe A já foram confirmadas neste ano. O caso mais próximo de Ijuí ocorreu em Santa Rosa, e o mais recente foi registrado ontem em Três Coroas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí