Busca rápidaX

Grito de Alerta acontece nesta quinta-feira em Santo Ângelo com várias caravanas da região

17 de maio de 2018

A 8ª edição do Grito de Alerta vai acontecer hoje em Santo Ângelo. São esperadas cerca de 5 mil pessoas ligadas à agricultura familiar para revindicar melhorias à pequena agricultura, por exemplo, redução de juros, habitação, Pronaf e sucessão rural. Neste ano, a novidade é a inclusão de temas que dizem respeito à sociedade em geral.

Dentre eles constam a alta carga tributária, pacto federativo, foro privilegiado, além da forma de liberação de emendas parlamentares. A mobilização é organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul. Terça-feira e ontem ocorreu acampamento no trevo de entroncamento da BR-285 com a ERS-344, município de Entre- Ijuís, quando produtores e lideranças sindicais já debateram os assuntos do Grito de Alerta.

Nesse momento, integrantes do acampamento se deslocam em caminhada até a entrada da cidade de Santo Ângelo. Às 8 horas e 30minutos, no chamado trevo do Carreteiro, haverá união com os demais participantes da programação. Logo após, às 9 horas desta manhã, o público segue em caminhada pela cidade de Santo Ângelo, com chegada na Praça da Matriz às 10 horas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí participa com três ônibus do Grito de Alerta em Santo Ângelo, nesta quinta-feira. Todos iniciam deslocamento neste momento, por volta das 7 horas. Um deles sai do próprio sindicato, em Ijuí, e vai pegar participantes que aguardam na empresa Três Tentos, em Coronel Barros.

Outro coletivo parte do centro comunitário de Bozano, com passagem pela entrada do distrito de Itaí. O terceiro ônibus sai defronte à empresa Três Tentos, no distrito de Mauá, com parada na rodoviária do distrito de Chorão e também passagem para embarque de participantes na parada de ônibus da vila Santana. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ajuricaba, por sua vez, colocou um ônibus que saiu às 7 horas da Praça Notélio Marioti.

Da mesma forma, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Augusto Pestana disponibilizou um ônibus, também com partida neste momento da frente da própria entidade até Santo Ângelo para o Grito de Alerta. Devido à programação, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ijuí e Ajuricaba, hoje, vão estar fechados.

 

Brasília

Temática sobre a agricultura familiar vai estar em pauta, também hoje, em Brasília. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, vai participar de audiência com o ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil. Haverá tratativas da lei que dá direito aos produtores obterem desconto entre 40% a 80% para liquidar as parcelas de operações e crédito rural, bem como a pauta do Grito de Alerta.