Busca rápidaX

MANCHETES

Grito de Alerta realizado em Santo Ângelo atinge expectativas

17 de maio de 2018

Produtores rurais e representantes de entidades agrícolas de todo Estado participam em Santo Ângelo, nesta quinta-feira, 17, do Grito de Alerta, inciativa da Fetag. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlisnki, disse que deve se confirmar a expectativa da participação de cinco mil pessoas.

As pautas já foram entregues a órgãos governamentais e a Fetag faz negociações em Brasília. Inclusive hoje o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, participa de audiência, na Capital Federal, com o ministro Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil. Na ocasião, existem tratativas da lei que dá direito aos produtores obterem desconto entre 40% a 80% para liquidar as parcelas de operações e crédito rural, bem como a pauta do Grito de Alerta.

Carlos Karlinski lembra que a pauta do Grito de Alerta, nesta quinta-feira, em Santo Ângelo, abrange, por exemplo, pedidos de redução de juros para o segmento agrícola, melhoria no Pronaf, liberação de crédito fundiário para compre de terra, também dinheiro para a habitação rural. No caso específico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, o presidente Karlinski esclarece que existem em torno de 200 pequenos produtores interessados em construção ou reforma de casas, também aproximadamente 100 pessoas para receber crédito fundiário a fim de adquirir lavouras.

A mobilização

As caravanas que se deslocaram a Santo Ângelo para o Grito de Alerta se encontraram na entrada da cidade e após os participantes caminharamn até a Praça da Matriz. Ali, a Comissão Estadual dos Jovens da FETAG (CEJTTR) promoveu uma mística nas escadarias da igreja, a fim de simbolizar que eles querem "enterrar" a corrupção para que a juventude possa formar um novo país para os brasileiros.

O próximo trajeto foi chegar ao centro da cidade, na Praça do Brique, como é conhecida, onde aconteceu uma tribuna livre, oportunidade para todos deixarem recado. Uma das pessoas a se manifestar foi Agnaldo Barcelos, coordenador da Macro Regional Sindical Fronteira, Missões e Noroeste da Regional Missões II.

Ele destacou que o Grito superou todas as expectativas, tanto de público, como do próprio debate ocorrido no Acampamento da Cidadania, realizado terça-feira e ontem no trevo de entroncamento da BR 285 com ERS 344, em Entre-Ijuís. Frisou que houve sucesso seja no que diz respeito à qualidade das discussões, bem como no engajamento do debate, que trouxe à tona a situação que o país enfrenta, mas sem esquecer das pautas do dia a dia da agricultura familiar.

Agnaldo abrcelos espera que o debate realizado seja multiplicado nos mais diversos espaços da região e do próprio Estado para que mais pessoas se somem à luta. “Agradecemos a todos que estiveram em Santo Ângelo e, mais uma vez, demostraram a garra, a organização e a luta do movimento sindical liderado pela Fetag”, enfatizou. 

Entre as bandeiras de luta do 8° Grito de Alerta destacam-se os impostos e a contrapartida dos serviços de baixa qualidade; o pagamento sob o consumo e não renda; a corrupção e seus impactos para o Brasil; o foro privilegiado, em que menos de 1% das denúncias contra autoridades chegam a ser concluídas; o auxílio-moradia de autoridades e o custo à Nação em comparação ao salário-mínimo, que teve um reajuste de apenas 1,81%; a PEC dos gastos públicos, entre outros.