Busca rápidaX

Grupo de Fibromialgia de Ijuí cobra por mais atendimento médico na cidade

13 de maio de 2022
Integrantes do grupo afirmam que atendimento com especialista está acontecendo apenas em Porto Alegre (Foto: Adriano Dal Chiavon/Rádio Progresso de Ijuí)

Integrantes do Grupo de Portadores de Fibromialgia de Ijuí estiveram destacando em entrevista à Rádio Progresso de Ijuí nesta quinta-feira, 12 – quando é lembrado o Dia Mundial, Nacional, Estadual e Municipal da Fibromialgia – as suas principais demandas.

Composto por cerca de 90 pessoas que possuem a doença, o grupo existe há quase um ano no município e visa auxiliar os pacientes com diagnóstico para fibromialgia. Atualmente, conforme a integrante do grupo, Marilise Brezolin, o principal pedido dos membros é a oferta de atendimento com médico especialista na cidade de Ijuí.

“Hoje no meu caso, estou tendo que pagar a consulta porque não estou conseguindo pelo SUS. Não estou conseguindo exames, nem psicólogo ou psiquiatra. Muitas pessoas do nosso grupo, elas precisam na verdade desses profissionais e elas não têm condições de pagar esses médicos. Por isso queremos que o Executivo enxergue isso. Já tivemos reuniões com o Executivo e não tivemos resposta até agora. Nós pedimos que houvesse prioridade para poder estacionar, lugares para sentar em mercados e outros locais. Além disso, nessa semana ficamos sabendo que para ter atendimento com reumatologistas, precisamos ir para Porto Alegre e como vamos ficar 4, 5, 6 horas para ir e voltar e ficar esperando, sendo que, muitas vezes, nem em casa nós aguentamos de dor”, reivindica a integrando do grupo fibromialgico ijuiense.

Marcada por um sintoma geral de dores, a síndrome da fibromialgia é uma doença clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Confira a entrevista completa

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!