Busca rápidaX

MANCHETES

Grupo de voluntárias do Hospital de Caridade de Ijuí produz cerca de 300 fraldas ao mês

10 de dezembro de 2019

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) atua há 26 anos com um grupo de senhoras da comunidade que fazem um trabalho social e voluntário. A confecção de fraldas é uma das marcas desse voluntariado. Conforme explica a voluntária Marlene Kerber, mensalmente são produzidas cerca de 300 fraldas descartáveis, uma média de 3.600 ao ano. Atualmente são 18 voluntárias dentro do hospital e mais 25 em casa que confeccionam e fazem reformas de roupas.

Outro ponto destacado é a confecção de próteses artesanais de seios para serem usadas pelas pacientes durante e após o tratamento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon. O grupo conta com apoio da comunidade com doações semanais.

Fundada por um grupo de 35 senhoras, teve como a primeira presidente, Marina Guimarães, lembrada como uma das grandes entusiastas do voluntariado. Toda a semana, nas segundas-feiras, as senhoras de forma gratuita ajudam como podem e confeccionam e reformam roupas para crianças e adultos, roupas de cama, acolchoados, mantilhas e fraldas descartáveis para bebês e adultos. “Nós temos uma verdadeira fábrica de fraldas aqui no HCI”, revela a voluntária Dalva Radaelli.

Nesta segunda-feira (9), o grupo fez a tradicional festa de fim de ano. “ Nós começamos este trabalho com o propósito de ajudar os mais necessitados, com doações de roupas, fraldas e cobertores. Hoje, temos muito para comemorar, pois nossa missão está sendo cumprida”, disse a atual presidente e uma das fundadoras do movimento que trouxe mais humanização para dentro do HCI, Nelci Cecatto.

O 1º tesoureiro da diretoria voluntária do HCI Alfredo Brandt, esteve na confraternização e elogiou o voluntariado e a dedicação do grupo de senhoras. “ Este hospital tem a missão maior de salvar vidas, mas nada se compara com a interação existente aqui entre pacientes, profissionais e voluntários. Vocês estão de parabéns pela entrega e amor ao próximo”, disse Brandt.

Fonte: Assessoria HCI