Busca rápidaX


MANCHETES

GT discute alternativas para o fortalecimento da cadeia leiteira no RS

22 de fevereiro de 2019

Nesta quinta-feira (21), foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho do Leite, da Assembleia Legislativa.

O GT, coordenado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), definiu encaminhar documento ao governo do Estado, registrando os principais pontos para equacionar a crise no setor leiteiro e dar perspectivas para manter a atividade e o produtor no campo. Medida antidumping, estímulo a importação pelo diferimento do leite, instruções normativas, política estadual são alguns dos pontos ressaltados no documento.

De acordo com Zé Nunes é fundamental que seja revogado o Decreto n° 53.059, de 09 de junho de 2016, acabando com o diferimento na importação de leite em pó, o fortalecimento da Política Estadual, especialmente o Instituto Gaúcho do Leite (IGL).

O governador precisa pressionar o governo federal para rever a decisão que encerrou revisão da medida antidumping para leite em pó da Nova Zelândia e União e União Europeia, e manter o diálogo com o Ministério da Agricultura para prorrogar os prazos referentes às Instruções Normativas n° 76 e 77”, cobrou o parlamentar.

Em nome da Secretaria Estadual da Agricultura, o coordenador das Câmaras Setoriais, Paulo Lipe garantiu que o secretário já encaminhou o deferimento do decreto para sua prorrogação.

Na próxima terça-feira (26.), será realizada reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias e na quarta (27), audiência com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke. Também será encaminhado ofício à Bancada federal Gaúcha para que reforcem a luta com suas presenças.

Fonte: Assembleia Legislativa